Alto escalão em queda em Itabirito

Itabirito,
02 de Março de 2012

A secretaria de Transporte e Trânsito de Itabirito, comandada até 2011 por Denílson Francisco Braga, o Rocha (PT) sofreu nova troca de comando com a exoneração do também petista Anísio Geraldo Bueno, no dia 13 fevereiro. Essa seria a 8ª queda de secretários no atual mandato de Manoel da Mota, iniciado em 2010, fora os afastamentos de alguns membros do 2º e 3º escalão. Em ano eleitoral, o cumprimento de metas importantes do governo teria agravado a situação dos ex-secretários.

O ex-secretário Anísio questiona sua demissão. “Foi uma decisão inesperada e sem justificativa. Hoje eu descarto qualquer possibilidade de trabalhar ao lado de mandatários que não buscam o diálogo e atuam arbitrariamente”, defende-se. Em novembro, foi a vez do ex-chefe de Gabinete Aloísio Marcos Braga (Xulico), até então aliado histórico do atual prefeito, ser surpreendido com a decisão. “Esse episódio é uma página virada na minha história de militância”, diz Xulico, que à época deixou a Prefeitura ao lado de Valmir Pedrosa, que era secretário de Administração, e que também alega “que foi inusitadamente comunicado”.

Em entrevista ao O LIBERAL, Rido Xavier, chefe de gabinete e secretário de Obras, admite que as divergências pesaram sobre as exonerações. “Em nossa administração é natural que o secretário tenha data marcada para ingressar, mas não ter data para sair. O alinhamento político e de propostas é essencial em qualquer circunstância, sobretudo em ano eleitoral, onde o prefeito trabalha para sua reeleição. Não basta o peso técnico, é preciso também considerar o fator político”, considera Rildo. Entregaram também os cargos de secretários Cornélio José Ferreira (secretaria de fazenda), José Antônio Rezende Aboim (secretaria de planejamento e captação de recursos), Leda Bittencourt (secretaria de cultura) e Valter Melillo (secretaria de saúde).

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook