Alunos da UFOP fazem “catracaço” em restaurantes universitários

Mariana,
17 de Dezembro de 2015

Alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) estão ocupando e liberando as catracas dos restaurantes universitários. O motivo da manifestação é o aumento do valor das refeições, que nos últimos meses passou de R$2,00 para R$3,00, o fim do funcionamento aos finais de semana e as demissões de 15% dos funcionários terceirizados que trabalhavam nos “bandejões”, como são conhecidos os restaurantes.

O ato, que começou na quarta-feira (02) liberou aos estudantes de três campi da UFOP refeições sem pagar, e acontecerá por tempo indeterminado. A ideia de um “catracaço” começou na Assembleia Geral Universitária, realizada no dia 1º de dezembro, onde a pauta única discutida foram os cortes no orçamento da instituição.

Em nota publicada, o DCD/UFOP afirmou que apoia os estudantes na realização do ato, pois a reitoria vem agindo de forma arbitrária decidindo direcionar os cortes feitos pelo Governo Federal aos estudantes. O Conselho Deliberativo das Entidades de Base (CDEB) e parte dos Centros Acadêmicos (CAs) apoiam o protesto que teve segundo ato na quinta-feira (03) sem previsão para término.

No primeiro semestre de 2015, após a ocupação da reitoria, o reitor da UFOP, Marcone Jamilson, assinou um documento referente a desocupação e se comprometeu a não mexer mais nas bolsas permanências, o que aconteceu agora com o aumento da alimentação.

Alunos da UFOP fazem “catracaço” em restaurantes universitários
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook