Alunos da UNIPAC promovem palestra no Recriavida

Mariana,
02 de Maio de 2012

O Recriavida, em parceria com o curso de direito da UNIPAC, apresentou na quinta-feira, 19/04, uma palestra sobre os direitos dos idosos como parte final de um projeto de extensão que teve início no ano passado. Na primeira parte do projeto foi desenvolvida uma palestra a partir de perguntas respondidas pelos próprios idosos sobre o que eles gostariam de saber: a Cartilha do Idoso, com uma síntese do Estatuto do Idoso.

A palestra foi ministrada pela aluna do 8º período, Wanise Prado, que mostrou nesse primeiro dia uma visão geral da lei que regulamenta os direitos das pessoas com idade superior a 60 anos, o Estatuto do Idoso. Para Wanise, é importante esclarecer para as pessoas os seus direitos, pois assim fica mais fácil exigir que eles sejam cumpridos.

Um dos direitos é transporte gratuito, regulamentado por lei. Para que se possa usar o transporte público de forma gratuita basta apresentar qualquer documento que comprove a idade superior a 60 anos. Isso não é um favor que as empresas de ônibus fazem, é uma lei que tem que ser cumprida e exigida, afirma Wanise.

Outro direito que os idosos tem, e que muitas vezes não sabem, é o direito ao alimento, ou seja, quando o idoso não é aposentado e não tem como se manter sozinho, ele pode pedir auxílio a algum parente judicialmente. Eles também podem usufruir da meia entrada em qualquer evento cultural, como peças de teatro, cinema, shows, dentre outros.

Eliana Maria Nascimento da Cruz, coordenadora do Recriavida, diz que o espaço não é só para questões físicas, mas também aborda a questão cultural, por isso, a iniciativa da parceria com a UNIPAC. Para ela, é importante que os idosos conheçam as questões jurídicas que dizem respeito a eles. Elena Viera, 72, frequentadora do Recria, diz que gostou muito de conhecer e entender os seus direitos, pois agora ela pode exigir que eles sejam cumpridos.

Quando esses direitos não são executados, pode-se acionar o Ministério Público, o Conselho Municipal e até mesmo a polícia. Para Wanise, todos tem direito à vida, mas, infelizmente vivemos em uma comunidade que não respeita os mais velhos. É preciso assim que se cobrem os direitos para que se possa envelhecer de uma forma mais digna.

O projeto tem como objetivo estreitar os laços da faculdade com a comunidade, de acordo com o coordenador do curso, Alan de Matos. As outras palestras acontecerão nas próximas três quintas-feiras com os temas: Empréstimo para Aposentados, Maus Tratos e Previdência Social.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook