Alunos do PROMOVA Trabalho e Renda participam de confraternização

Ouro Preto,
15 de Agosto de 2014

Formatura oficial acontecerá em setembro

Na noite da quinta-feira (31/07) cerca de 250 alunos do PROMOVA Trabalho e Renda, iniciativa da Prefeitura de Ouro Preto por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, reuniram-se no salão Imaginarium do Ouro Preto Tênis Clube (OPTC) para comemorar o encerramento de um semestre letivo do programa.

“Nós fizemos questão de realizar essa confraternização pela aceitação que os cursos tiveram junto às comunidades onde forma aplicados. São aproximadamente 650 formandos apenas neste primeiro semestre”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Regina Braga. Por causa disso, foi preciso dividir os alunos em três comemorações, pois não há espaço disponível que abrigue todos os formandos e familiares.

Leidiana Cruz, de 27 anos, participou dos cursos de Culinária e Manicure e Pedicure e aprovou a iniciativa do PROMOVA Trabalho e Renda. “A população deveria abraçar mais essa oportunidade, pois este é um ótimo curso que a Prefeitura está oferecendo. Estamos mais qualificados”, ressalta. A doméstica pretende agora abrir um negócio junto com a irmã, que também fez o curso de culinária.

Claúdia Alencar, orientadora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – um dos parceiros do programa – ministrou o curso de Recepcionista e ressalta a participação dos alunos durante as aulas. “A nossa prática pedagógica é muito dinâmica, de forma que os alunos participam o tempo todo, dão feedback, solicitam novas práticas, pedem para repetir os conteúdos quando têm dificuldades. Foi muito positivo, eles gostaram bastante das aulas”.

A taxa de evasão dos cursos foi praticamente nula. Cláudia conta que no curso de recepcionista todos os alunos que começaram no primeiro dia de aula permaneceram até a fim. “Eu vejo com uma ação muito positiva que possibilita aos alunos terem outras informações e irem para o mercado melhor capacitados”.

O PROMOVA Trabalho e Renda tem parceria também do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Sindicato dos Empregados Técnicos que Trabalham como Analistas de Sistemas Programadores e Operadores na Área de Computação no Estado de Minas Gerais (SETTASPOC – MG), dentre outros parceiros. Todos os cursos são gratuitos e de longa duração (entre 3 e 5 meses).

Segundo Regina Braga, novos cursos para o segundo semestre já estão com inscrições abertas. O interessado deve procurar o CRAS mais próximo de sua residência. “O caminho do Desenvolvimento Social passa pelo trabalho, geração de renda, por isso temos procurado olhar esse programa PROMOVA Trabalho e Renda com muito amor e carinho”.

A entrega oficial dos diplomas para os formandos do primeiro semestre de 2014 acontece em setembro.

O telefone do CRAS de Cachoeira do Campo é 31 3553-2543.

Alunos do PROMOVA Trabalho e Renda participam de confraternizaçãoAlunos do PROMOVA Trabalho e Renda participam de confraternização
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook