Após expansão, Delphi devolve galpões industriais para a Prefeitura de Itabirito

Itabirito,
27 de Dezembro de 2011

“Gostaríamos de expressar a gratidão da Delphi por ter nos auxiliado em momento de necessidade e aproveitarmos para reafirmar o espírito de parceria de nossa empresa com o município”. Esta é parte da carta enviada pelo diretor da Delphi Automotive Systems em Itabirito, Eduardo Meira, que foi remetida ao secretário de Desenvolvimento Econômico de Itabirito, Geraldo Magno de Almeida, na quinta-feira, dia 15 de dezembro. A carta informa a devolução dos galpões industriais localizados no Distrito Industrial José Farid Rahme e que foram utilizados pela empresa para suprir o crescimento da produção verificado a partir de 2009. Os galpões foram disponibilizados pela Prefeitura à empresa em agosto de 2010 e, após reformas, a Delphi iniciou as operações em outubro do mesmo ano.

Para adequar as instalações, a empresa fez um investimento de R$ 170 mil, com a reforma e adaptação de layout do prédio, melhoria no sistema de iluminação, telefonia e rede, além da adequação do transformados e sistema de alimentação de energia. Com sua saída da Delphi, estas melhorias foram repassadas ao poder público, sem nenhum ônus à administração municipal. “Já estamos verificando novas empresas para se instalarem nestes galpões e criarem mais oportunidades de emprego e renda para os itabiritenses”, destaca Geraldo Magno de Almeida.

Desenvolvimento com ações concretas

As negociações com a Prefeitura, iniciadas em janeiro de 2010, fizeram com que a empresa garantisse sua expansão em Itabirito e não criasse uma nova planta em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. Para isso, o município doou um terreno de cerca de 23 mil m², ao lado da atual sede da empresa, além da disponibilização das antigas instalações da Pif Paf, para atender provisoriamente a demanda de crescimento. “Não poderíamos, em hipótese alguma, deixar que a expansão da Delphi fosse feita em outro município. Desde a primeira negociação, sinalizamos para a empresa que queríamos que ela crescesse aqui e colaborasse ainda mais com o desenvolvimento de nossa cidade”, destaca Geraldo Magno de Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico de Itabirito.

As obras de 3 mil m² foram iniciadas janeiro e concluídas no em maio deste ano, gerando cerca de 500 novos empregos. Com isso, a linha de produção passou a ser toda concentrada nas novas instalações. Conforme havia sido acordado pela Prefeitura e pela Delphi, os galpões utilizados para suprir a demanda se transformariam em um Centro Avançado Tecnológico de Lançamento de Novos Produtos, com a formação de novos engenheiros e pesquisadores, que atuarão no desenvolvimento de novas tecnologias. Com a conclusão da obra, esta ideia ainda está garantida, com a viabilização de outro espaço para a formação de novos profissionais para o desenvolvimento de produtos de vanguarda.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook