Após morte de criança, prefeitura sinaliza buracos de sari

Mariana,
05 de Agosto de 2015

A Prefeitura de Mariana, com a ajuda do Corpo de Bombeiros, está cercando e sinalizando os arredores dos buracos de sari localizados, principalmente, próximo ao bairro do Gogô e ao sítio arqueológico local. A medida foi tomada após a morte de uma criança, que caiu em um dos buracos, no dia 15 de julho.

Na região de Ouro Preto e Mariana existem buracos de sari ou sarrilho de tamanhos e profundidades variadas. Só nesse ano, essas armadilhas naturais já causaram alguns acidentes, como a morte de um menino de nove anos, morador do bairro Gogô, que empinava pipa, próximo ao sítio arqueológico, e desapareceu no dia 15. Na manhã seguinte, o corpo foi encontrado por moradores da região.

Os buracos são entradas de ar de minas de ouro, no caso em foco, do século XVIII, atualmente desativada, e estão espalhados por toda a extensão do sítio arqueológico. Segundo informações, acredita-se que existam mais de 500 mil buracos em toda a área que vai de Passagem de Mariana até Ouro Preto.

No início desse ano, um menino foi resgatado com ferimentos graves após cair em um buraco por cerca de 30 metros de altura. Após o resgate, o garoto foi levado para o hospital João XXIII, em Belo Horizonte, onde constatou-se fraturas e traumatismo craniano.

Segundo informações da Prefeitura de Mariana para a rede Record, através do chefe do Departamento de Posturas Urbanas da cidade, Rodolfo Pereira, não é viável tampar os buracos de sari pela grande quantidade existente, além da história que precisa ser preservada. Após a morte da criança, a sinalização dos locais começou a ser executada.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook