“Aprendendo com o Pé na Estrada” está de volta

Itabirito,
07 de Julho de 2013

No dia 24 de junho, a Prefeitura de Itabirito retomou o programa “Aprendendo com o Pé na Estrada”, um projeto de turismo pedagógico que conta com a participação da rede escolar municipal com a intenção de envolver a comunidade itabiritense no processo de conservação da Estrada Real e promover o turismo na cidade. Outro objetivo é fazer que os estudantes se tornem agentes multiplicadores de conhecimento, contribuindo para os debates sobre a história, memória e atividades turísticas. Segundo a diretora de Turismo, Michilene Rodrigues, a intenção do projeto é promover a aprendizagem fora da sala de aula. “A parceria com a educação é, justamente, por acreditarmos que o projeto permite que os alunos aprendam de uma forma divertida. E, claro, que conheçam mais sobre Itabirito”.

O projeto

O “Aprendendo com o Pé na Estrada” vai envolver mais de 550 alunos dos 6º anos de quatro escolas municipais (Ana Amélia de Queiroz, Manoel Salvador de Oliveira, Centro Educacional Municipal de Itabirito e José Ferreira Bastos). Tudo começa através do professor que, no primeiro momento, é capacitado para desenvolver o projeto, em seguida, ele repassa o conhecimento aos alunos que, logo depois, vão a campo, percorrer um trecho de 6 Km da Estrada Real, denominado “Caminho de Sabarabuçu”. Durante a caminhada, acontecem paradas em que os monitores contam histórias e aproveitam o cenário para fazer explicações sobre o meio ambiente, turismo e, até mesmo, conteúdos escolares. Na semana seguinte ao passeio, os alunos participam de uma oficina na escola com a intenção de promover a troca de informações e de experiências adquiridas durante o passeio. Ao final, os alunos produzem um material audiovisual e um material literário.

O prefeito Alex Salvador reforça a importância do projeto. “Uma das vocações de Itabirito é o turismo. Nossa história, nosso patrimônio, o turismo rural e gastronômico, o desenvolvimento cultural de nossa cidade, tudo isso movimenta o comércio e a estrutura hoteleira, gerando emprego e renda”, afirma.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook