Apresentação de alunos das escolas municipais marca noite de sábado em Itabirito

Itabirito,
05 de Dezembro de 2011

Já não havia mais lugar no Cine Teatro Pax para acompanhar as apresentações musicais dos alunos da Rede Municipal de Itabirito no Festival de Música das Escolas. Mais de mil pais, parentes e os próprios alunos conferiram de perto o que foi aprendido durante as aulas de música dentro das escolas municipais em 2011. “Esta é uma ótima oportunidade de mostrar o que foi aprendido durante todo o ano. Os alunos sentem a necessidade de se apresentar, de mostrar o trabalho desenvolvido para os pais e para os colegas”, analisa Ricardo Francisco, secretário de Educação de Itabirito.

Itabirito é uma das poucas cidades de Minas Gerais em que os alunos possuem a disciplina de Música na grade escolar. Para Thiago da Silva Ferreira, professor de música na Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira e coordenador do Festival, a iniciativa reflete no crescimento intelectual dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. “Mesmo que a criança cresça e não seja um músico, as atividades desenvolvem o raciocínio e a sensibilidade das crianças”, destaca Thiago.

Exemplo disso é o estudante da Felipe Luiz da Silveira Delobo Lima, de 9 anos, estudante da E.M. Natália Donada Melilo. “Eu gosto muito das aulas de música na escola. Tenho aula desde o primeiro ano e já sei tocar teclado e também um pouco de violão”, afirma o pequeno Felipe. Este desenvolvimento é notado pelos pais dos alunos que participaram do evento, como é o caso Juliana da Silveira Delobo, mãe de Felipe. “Para mim, a música contribui para a alegria e para o desenvolvimento da fala. O Festival promove a socialização das crianças e mostra para a sociedade que Itabirito tem uma forma de ensino diferenciada”, elogia Juliana.

A noite contou ainda com a apresentação da Orquestra infanto-juvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, de Belo Horizonte, regida pelo maestro Rogério Vieira, que abriu o Festival encantando a plateia com as mais belas músicas clássicas e contemporâneas, como as composições de Mozart e Beethoven.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook