Área em que será construída o Novo Bento Rodrigues pode ser alterada por dificuldades de licença ambiental

Mariana,
10 de Junho de 2016

O sonho da reconstrução do novo Bento Rodrigues pode estar mais distante de se realizar para os ex-moradores do distrito atingido pela barragem de Fundão, em Mariana. A licença ambiental para construção no distrito de Lavoura, local escolhido pelos moradores, passa por dificuldades de liberação por estar próximo ao aterro sanitário do município.

O assunto foi pauta da reunião dos vereadores de Mariana na segunda-feira (6), que contou com participação do secretário de Obras, Helbert Luís, da coordenadora de operação do Aterro Sanitário, Denise de Almeida, e do procurador do município, José Celso, para esclarecer as dúvidas com relação ao depósito dos resíduos sólidos da cidade. Entre diversos levantamentos, um em questão gerou preocupação aos pares. O vereador Bambu pontuou a dificuldade de conseguir licenciamento ambiental para Lavoura, já que o aterro sanitário está a menos de 3 Km de distância do local a ser construído o novo distrito. “É preciso pensar na saúde dos moradores e também nos gastos que podem ser gerados ao município caso o aterro tenha que ser alterado, pois por lei, o aterro tem que ter uma distância de 7 Km da área urbana”, fomentou Sales.

Em resposta, o secretário de Obras afirmou que o assunto está sendo debatido pelo executivo, representantes do Bento, da Samarco e do Ministério Público, em busca da melhor alternativa. “Em algumas reuniões foram apresentados todos os estudos para a implantação do novo distrito. Os envolvidos estão cientes de que a proximidade do aterro à área do novo Bento pode ocasionar ao município um aumento no custo de operação em virtude da legalidade de toda documentação, caso o aterro tenha que ser deslocado”, explicou Helbert. “Uma sugestão foi a administração compartilhada do aterro entre a Samarco e o executivo, o que garante, independente de política, a continuidade dos trabalhos. A Samarco estuda a possibilidade de mudança de localização do aterro para a construção do Bento, inclusive custeando os serviços, mas nada foi definido”, destacou o secretário.

Área em que será construída o Novo Bento Rodrigues pode ser alterada por dificuldades de licença ambiental
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook