Artesanato em Cachoeira é prioridade da Secretaria de Meio Ambiente

Mariana,
14 de Maio de 2012

A região de Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana, é conhecida pela sua tradição no artesanato mineiro. Há anos, grande parte da população local dedica-se à construção de panelas e outros utensílios de pedra. No entanto, até a intervenção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, os artesãos trabalhavam sem licença do Estado. Agora, 15 das 23 famílias estão devidamente regularizadas, com licença para desenvolver o artesanato.

O processo de negociação para conseguir a autorização do Estado é demorado. Desde novembro, o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Albano, participou de uma série de reuniões com os artesãos de Cachoeira e membros da Co-Pedra Sabão, com os integrantes da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da região Sudeste (SUPRAN Sudeste) e com os representantes da Ouro Preto Pedra Sabão (OPPS), a fim de mediar as discussões e acelerar a liberação da licença.

Depois de toda a série de negociações entre as partes interessadas – mediadas pela Secretaria de Meio Ambiente – em fevereiro de 2012, a situação das famílias de artesãos está devidamente regularizada.
Para Marcelo Albano, regularizar a situação dos artesãos de Cachoeira é uma das maiores conquistas da Secretaria de Meio Ambiente. A situação sempre foi preocupante, mas não tinha, ainda, a atenção devida. As famílias dependem da atividade para seu sustento, o que intensifica a necessidade de exercer o artesanato de forma correta. “O projeto é, agora, definir um local para que os artesãos possam desenvolver a atividade em conjunto, substituindo a cultura familiar”, acrescenta.

Sérgio Aparecido Martins, 41, um dos artesãos que conseguiu a licença, explica que agora está mais tranquilo para continuar trabalhando. “Sempre trabalhamos respeitando o meio ambiente, agora, temos a autorização que confirma isso”, diz. Segundo Sérgio, há muito tempo os artesãos esperavam pela licença. “Não tínhamos apoio”, completa.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook