Árvore despenca em veículo e mata jovem

Ouro Preto,
20 de Janeiro de 2017

Tragédia já era antecipada. DNIT ignorou requerimentos de remoção feitos pelo vereador Wander Albuquerque

Um jovem de 26 anos morreu em um acidente próximo ao distrito de Amarantina, quando um eucalipto tombou em cima do seu veículo, enquanto trafegava pela BR-356. O acidente ocorreu na tarde de segunda-feira (16) na altura do KM 67.

Segundo testemunhas, a raiz da árvore se soltou da terra por estar apodrecida e devido ao peso, tombou na via.

A vítima, que era de Carangola, morreu no local. Os Bombeiros Militares de Ouro Preto trabalharam para remoção da vítima, veículo e tronco. O órgão responsável pela retirada e poda de árvores no trecho é o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e de acordo com a Defesa Civil de Ouro Preto, que elabora um levantamento a ser encaminhado ao órgão, há várias árvores em situação similar.

Tragédia anunciada

O risco gerado pelos eucaliptos, árvores cujo tempo de vida é relativamente curto, já havia sido denunciado pelo vereador e presidente da Câmara de Ouro Preto, Wander Albuquerque, no ano de 2013, quatro anos atrás. O vereador realizou novo requerimento ao DNIT em 2016, entretanto, o departamento alegou que seria necessário processo licitatório, processo esse que mesmo realizado para a BR-040, nunca contemplou a Região dos Inconfidentes. “Essas árvores vivem em torno de 50 anos, e oferecem grandes riscos para as pessoas. Na região de Amarantina há várias delas, e o DNIT já havia sido alertado, mas ignorou esses alertas”, criticou Wander.

Os demais vereadores de Ouro Preto assinaram uma representação a ser enviada ao DNIT solicitando providências em caráter de urgência, quanto aos cortes dos eucaliptos às margens da Rodovia dos Inconfidentes (BR-356).

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook