As jornadas e a luta diária de uma servidora pública da Saúde

Ouro Preto,
09 de Novembro de 2014

Helena Maria dos Santos é uma super mãe e super mulher. Com 44 anos de idade, trabalha há 19 para a comunidade de Ouro Preto. Concursada desde 1998, agora é funcionária do Posto de Saúde do São Cristóvão e também da maternidade da Santa Casa. Técnica em enfermagem formada aos 18 anos no Colégio Padre Avelar, em Mariana, a trajetória de Helena começou pela área da imunização. Também já trabalhou na Policlínica e UPA de Ouro Preto. Hoje ela cursa Pedagogia no Sistema COC de Ensino e irá se formar em dezembro.

Persistência é a palavra que define Helena. Divorciada e mãe de três filhos, ela se orgulha em contar que conseguiu criar as crianças com muito sacrifício e que hoje são pessoas de bem. São 12 anos de esforço sendo pai e mãe ao mesmo tempo e trabalhando em dois empregos para manter a família. Ela revela que foi muito difícil chegar até aqui. “É uma carga muito pesada, tem que estar ali o tempo inteiro e é muito bom você ver que deu certo. Os meninos foram bem criados e me obedecem; minha família é bem legal”, afirma sorrindo.

Para equilibrar as tarefas de casa, a família e os empregos, ela conta que tem que viver um dia de cada vez e tentar não misturar os problemas do trabalho com os pessoais, pois assim fica mais fácil dar conta de todo o trabalho. Em casa ela não deixa pra menos e com ajuda dos filhos mantém tudo organizado: “eu lavo, passo e cozinho, aos finais de semana eu e minha filha arrumamos a casa e meu filho de 17 anos ajuda com o trabalho mais pesado”. O diálogo sempre ajudou a manter a rotina e a estabelecer ordem em casa. Com isso consegue conciliar os empregos, a casa e a educação dos filhos.

Em sua trajetória diária ela lida com todo tipo de enfermidade e todas as idades, desde o nascimento até os pacientes mais idosos. Ao relembrar sua história como servidora pública, ela conta que seu trabalho tem foco na orientação à comunidade. Ela indica quais alimentos devem ser ingeridos, cuidados com higiene e os procedimentos para curar as doenças e ferimentos. Morando no mesmo bairro em que trabalha, afirma ser mais prático lidar com as pessoas da comunidade e suas diferentes fases de vida. “É gratificante você poder passar uma informação e ajudar com alguma coisa”, declara.

Uma super mãe em todos os âmbitos. Sendo a profissional mais antiga no Posto de Saúde, auxilia outros a “pegarem o jeito” da profissão. Na Santa Casa está presente na sala de parto junto com o pediatra e também ajuda novas mães a cuidarem de seus bebês. No atendimento no Posto ela aconselha a comunidade os cuidados para melhorar os quadros de enfermidade.

Helena ainda gostaria de se especializar em Pedagogia Hospitalar. Com toda sua dedicação ao próximo, ela deixa um recado de incentivo para os servidores da área da Saúde: “Nesta profissão temos muitas barreiras e empecilhos que nos levam a desistir, mas não podemos abandonar as coisas. Temos que ter muita persistência no que queremos fazer”.

As jornadas e a luta diária de uma servidora pública da Saúde
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook