Assembleia reprova contas da Cooperouro

Ouro Preto,
15 de Março de 2014

Eleição da nova diretoria acontece no domingo (16)

Depois de muito tumulto e confusão durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de prestação de contas da Cooperouro, os cooperados que estiveram presentes na reunião votaram contra a aprovação das contas da cooperativa. O encontro aconteceu na manhã do dia 10 (segunda-feira) na sede da Cooperouro.

A reunião teve início com grande alvoroço, quando um grupo de cooperados solicitou que o Presidente da Cooperativa, Joaquim Oliveira, disponibilizasse os livros e as atas da Cooperouro. Joaquim afirmou que a solicitação estava em desacordo com a pauta, o que gerou uma discussão de mais de uma hora e meia. Foi proposto então votação para abertura dos livros e atas, rejeitada pela maioria dos presentes, ocasionando o êxodo de alguns cooperados da assembleia.

Em sequência, o diretor financeiro, Antônio Justo, apresentou o Balanço Patrimonial e Financeiro referente a 2013, destacando uma sobra de mais de 1 milhão de reais. Este fato gerou mais um desentendimento por parte da diretoria. Segundo Justo, a sobra não deveria ser distribuída, face ao endividamento da Cooperativa. “Como vocês podem conferir também no Relatório da Gestão 2010/2013, a Cooperouro está com uma dívida significativa a ser paga este ano. Logo, os valores de sobra, provavelmente nos próximos dois anos, deveriam ser destinados integralmente para os financiamentos, não comprometendo assim o capital de giro da Cooperativa, o que já foi acordado na reunião do conselho da Administração”, afirma. Já o Presidente destacou que “a distribuição da sobra pode ser feita e não irá acarretar prejuízos à Cooperouro". Para reforçar seu ponto, Joaquim comparou o valor da receita bruta da Cooperouro e o custo da distribuição das sobras, que ficaria em torno de 3%. Joaquim propôs colocar o assunto em votação, o que foi rejeitado pela diretoria.

Em sua apresentação o presidente relatou o Balanço da sua Gestão 2010/2014, destacando o crescimento nas áreas comercial, patrimonial, social e institucional. Após a leitura dos pareceres do conselho Fiscal e da Auditoria Independente, foi colocada em votação a aprovação das contas do exercício. Com um público de mais de 120 pessoas, as contas foram reprovadas com 63 votos contra, 51 pela aprovação e quatro abstenções.

Dado o resultado, foi divulgada nota pela diretoria da cooperativa, estabelecendo que houve vício de Assembléia, pois “a maioria das pessoas que votaram contra aprovação hoje, votaram por unanimidade pela aprovação na AGO do dia 14 de fevereiro”, ressaltou. Assim, o caso foi levado ao Judiciário. Como consequência imediata da reprovação das contas, a Assembleia barrou a candidatura de três membros da chapa da situação. Foram substituídas as candidatas Ana Maria Silva, Mardelene Ferreira e Conceição Resende.

Eleição da nova diretoria

Amanhã, domingo (16) de 09h as 15h, acontece a eleição para a nova diretoria da Cooperativa, exercício 2014/2018. Para votar, os cooperados podem comparecer a umas das lojas da Cooperouro munidos com o cartão de sócio e um documento com foto.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook