Assistência Social e trabalhadores socioassistenciais passam por capacitações

Itabirito,
19 de Maio de 2017

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu, neste mês, capacitações para servidores da secretaria, trabalhadores dos serviços socioassistenciais, equipe dos Acolhimentos Institucionais, Conselheiros Tutelares, conselheiros municipais da Assistência Social e de Direitos da Criança e Adolescente da cidade.

Nos dias 02 e 04 de maio, o tema do encontro foi “O planejamento e a gestão orçamentária financeira para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. O objetivo da capacitação foi proporcionar o entendimento teórico e prático quanto ao orçamento, financiamento e gerenciamento dos recursos, as parcerias de acordo com o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), a importância do planejamento e a necessidade de transparência e ética na gestão do recurso público, contribuindo com a eficiência e aprimoramento do sistema.

O treinamento foi ministrado pela secretária de Assistência Social, Jussara Vieira, pela procuradora do município, Mariane Braga, e pela coordenadora e gestora dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e técnica da Unidade de Acolhimento Institucional Adolescer, Rosália Braga. Para Jussara, “é de extrema importância as capacitações continuadas para todas as pessoas envolvidas com a Política Pública de Assistência Social, como servidores públicos, trabalhadores das entidades, conselheiros e outros. A qualidade dos serviços socioassistenciais disponibilizados à sociedade depende da qualificação de todos os envolvidos”.

Para a assistente social da secretaria Neide Calixto, o encontro foi positivo. “Foi possível identificar claramente a importância do planejamento para uma efetiva utilização dos recursos públicos e como gastá-los de maneira eficiente”, disse.

Já nos dias 08 e 09 de maio, o curso foi ministrado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). As palestras, que tiveram como tema “Parâmetros da Organização e Execução dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes” e “Oficina sobre os Serviços da Média Complexidade”, foram proferidas pelos profissionais da secretaria Lindalva Martins de Abreu e Marcel Belarmino.

De acordo com o diretor de proteção social de média complexidade da Secretaria de Estado, Marcel Belarmino, o objetivo do encontro é qualificar a oferta dos serviços prestados à população. “A capacitação faz um alinhamento conceitual e uma qualificação metodológica, buscando o fortalecimento do serviço de assistência social do município”, disse.

Para a psicóloga social do abrigo Casa Lar, Giovanna Rodrigues Silva, as capacitações serviram para a desconstrução de alguns conceitos e construção de novos olhares. “A participação no encontro foi muito válida e nos proporcionou uma nova forma de ver e dizer os serviços que acompanhamos”, disse. “Esta capacitação foi imprescindível para o aperfeiçoamento profissional de toda a equipe. Foi um momento de esclarecer dúvidas sobre a metodologia do trabalho, que está sempre em evolução”, completou a assistente social do Creas Vivian Mendanha.

Assistência Social e trabalhadores socioassistenciais passam por capacitaçõesAssistência Social e trabalhadores socioassistenciais passam por capacitações
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook