Associação de salgadeiras ‘Sabores do Soares’ recebe capacitação

Ouro Preto,
02 de Abril de 2015

O espaço da Escola Domingos Fleury da Rocha foi cedido para a realização das atividades do grupo

Formada por aproximadamente seis mulheres, a Associação de Salgadeiras Sabores do Soares, desenvolve seu trabalho na comunidade que serve de inspiração para o nome do grupo, no distrito de Glaura. Com o apoio da Prefeitura Municipal e da Universidade Federal de Ouro Preto, a associação começa a planejar novas ações para o seu desenvolvimento. A partir de agora a escola Domingos Fleury da Rocha, que estava desativada, servirá de sede para a realização do trabalho.

Com a ajuda do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão da Cátedra UNESCO: água, mulheres e desenvolvimento (NuCat) as salgadeiras do Soares recebem capacitação, que abordam o manuseio de alimentos, o cuidado na preparação, a higienização, o armazenamento e até o cálculo de venda do produto final. A professora, Vera Lúcia de Miranda Guarda, se reúne com o grupo periodicamente e comanda as reuniões, de acordo com ela, o NuCat trabalha com o empoderamento da mulher.

Na manhã da última sexta-feira (13) o professor Diego Luiz Nunes, especializado em Ciências do Alimento esteve no local e esclareceu algumas dúvidas sobre o preparo alimentício. Comprar verduras e temperos com produtores locais foi uma das dicas dadas por ele, para valorizar as pequenas produções e movimentar a economia local.

A coordenadora da Associação, Maria Geralda Silva, comenta que é preciso trabalhar em conjunto para dar certo, “a união faz a força e não existe resultado sem trabalho”, afirma. A dona de casa Josefina Lopes Santos, fala da importância da Associação em sua vida e comenta que antes do trabalho voluntário, vivia em casa sem muita perspectiva de vida. Quando questionadas sobre o motivo que faz cada uma sair de casa para ajudar na Associação, a resposta é quase sempre a mesma: estar em contato com as outras do grupo além de aprender a fazer coxinhas, empadas e rosquinhas, o que ainda distrai a mente.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook