Associação dos Catadores do Padre Faria reivindica verba liberada pela Novelis

Ouro Preto,
01 de Dezembro de 2012

Embora os recursos já estejam assegurados, a falta de aprovação de projeto para a construção de um galpão para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Padre Faria estaria emperrando a liberação de R$ 57mil para a obra. A Novelis liberou os recursos com o objetivo de permitir melhores condições de salubridade aos catadores, bem como de triagem das cerca de 50 toneladas de material reciclável que são arrecadados mensalmente pela entidade que, por sua vez, seriam destinadas ao aterro sanitário da cidade. A sede da associação localiza-se nas proximidades da Capela do Padre Faria.

Segundo a presidente da entidade, Maria das Graças Carvalho, a Gracinha, o recurso já estaria depositado na conta bancária da Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (Adop). “A Adop ficou responsável pela gestão dos recursos, mas a morosidade na aprovação do projeto por parte da Secretaria de Patrimônio tem barrado a obra. O dinheiro foi transferido e liberado há um ano”, alega Gracinha, que na terça-feira, 27, expôs a situação e cobrou empenho dos vereadores na resolução do caso, durante a sessão ordinária da Casa. “Nossa entidade está em dia com seus compromissos e apta a receber subvenções; não vemos razão para tanta demora e desinteresse”.

O vereador Leo Feijoada (PSDB) colocou que “o atual espaço físico da Associação não comporta as atuais demandas da entidade”, e culpou a Prefeitura “de falta de vontade na construção do galpão”. A vereadora Crovymara Batalha (PMDB) destacou ainda que Associação dos Catadores seria uma das oito entidades que ainda não receberam subvenções sugeridas pelos vereadores ao orçamento de 2012. “Para a Associação estavam previstos R$ 7.500,00”. Além da reciclagem do lixo, a Associação dos Catadores do Padre Faria produz vassouras e bolsas, a partir de materiais recicláveis, como garrafas pet e lonas plásticas, gerando emprego e renda, e auxiliando jovens em vulnerabilidade social.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook