Atenção Primária à Saúde de Itabirito recebe verba de emenda parlamentar

Itabirito,
09 de Dezembro de 2011

Uma audiência pública realizada em parceria entre a Prefeitura e a Câmara de Itabirito, na noite do dia 1º de dezembro, definiu que a verba de R$ 600 mil, destinada ao município por meio de uma emenda de iniciativa popular, será investida na Rede de Atenção Primária à Saúde. Por decisão dos participantes da audiência, o aporte de recursos, iniciativa do deputado federal Gabriel Guimarães, estruturará as novas unidades de atenção primária à Saúde (Uaps, antiga UBS) na área Central e no bairro Santa Rita.

O secretário de Saúde de Itabirito, Guilherme Carvalho, fez a apresentação das seis áreas em que os recursos poderiam ser investidos, destacando as peculiaridades de cada uma. “Estamos aqui para verificar qual é a principal demanda neste momento. Felizmente, a saúde de Itabirito é referência em Minas. Nenhuma área está fora de nossa atenção”, destacou o secretário.

Após as explicações do secretário, o público pôde participar e fazer suas considerações. A médica da Secretaria de Saúde, Dra. Marisa Abi-Ackel, defendeu a proposta para a estruturação das unidades de atenção primária à saúde. “Os recursos investidos em atenção primária atingem uma quantidade maior de pessoas e são preventivos, já que os pacientes muitas vezes não necessitam da utilização das atenções secundárias e terciárias”, disse a médica.

Já o diretor clínico do Hospital São Vicente de Paulo, Dr. Gilberto Alves Ferreira Bastos, ponderou que os recursos deveriam ser investidos em equipamentos de emergência. “Nosso hospital precisa se equipar, porque mesmo que os casos de emergência tenham caído, eles não acabaram”, afirmou o médico.

Após intensa discussão, os participantes fizeram uma votação entre as seis áreas possíveis de aplicação da verba. Com a maioria dos votos, a atenção primária de Itabirito receberá os recursos. O projeto será encaminhado ao gabinete do deputado federal Gabriel Guimarães e será investido nas unidades em 2012.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook