Atividades do “Trem da Vale” têm retorno marcado

Mariana,
21 de Outubro de 2015

A população de Mariana sofreu com o fim das atividades do “Trem da Vale”, espaço da empresa onde se encontravam brinquedos, biblioteca e outros entretenimentos culturais para as crianças do município. O motivo seria a crise enfrentada pela empresa. Entretanto, quatro meses depois, as atividades têm retorno marcado para a sexta-feira (9).

O atual prefeito de Mariana, Duarte Júnior, anunciou na terça-feira (29) o retorno das atividades do “Trem da Vale”. Segundo ele, o espaço funcionará em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que aos poucos retornará os projetos culturais que eram desenvolvidos no local, como a educação patrimonial, oficinas e cursos ofertados.

O diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), José Benedito D. Leal, já havia destacado o interesse da instituição em criar um vínculo com o projeto. Donadon afirmou que enviou ao reitor da instituição um requerimento para que essa iniciativa se tornasse uma extensão da universidade, para que possa assim dar continuidade aos trabalhos.

O ex-prefeito de Mariana, Celso Cota, chegou a assegurar que não permitiria que a Vale retirasse o recurso destinado ao projeto, pois era injusto que após tantos anos trabalhando na cidade, os primeiros cortes fossem feitos em um projeto tão importante. Entretanto, mesmo com as reivindicações de Celso e demais autoridades, o programa chegou ao fim.

As atividades do “Trem da Vale” têm retorno marcado para a sexta-feira (9). Ainda não há informações se alguns dos mais de 70 funcionários que trabalhavam no espaço serão recontratados.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook