Atleta de 6 anos dá show de superação em Itabirito

Itabirito,
12 de Junho de 2012

Há quatro meses, garota pratica aulas de Taekwondo oferecidas pela Prefeitura

Superação, força de vontade e muita alegria. Esses são os sentimentos aflorados nas aulas de Taekwondo, oferecidas pelo Núcleo de Treinamento de Ginástica Olímpica, Rítmica e Artes Marciais da Prefeitura de Itabirito. A mais nova atleta da modalidade, Beatriz Soares de Oliveira, de 6 anos, portadora de necessidades especiais, dá um show de talento e descontração com os companheiros. “É emocionante ver como a Beatriz se esforça e está demonstrando que o esporte é uma grande forma de inserção e como colabora na formação da personalidade e no desenvolvimento do dia a dia dos esportistas”, esclarece Rodrigo Espigão, secretário de Esporte e Lazer.

Segundo Andreiza Soares de Oliveira, mãe da atleta, a deficiência de Beatriz ainda não foi esclarecida. Ela nasceu com a doença Lábio Leporino, que é uma abertura na região do lábio do recém-nascido ocasionada pelo não fechamento destas estruturas ainda na gestação. Segundo a mãe, Bia, como é carinhosamente chamada pelos colegas, nasceu também com má-formação nos membros superiores.

Para o chefe da divisão de Lazer, Nilton Oliveira dos Santos, a esportista tem muito talento. “A Bia pratica as aulas normalmente como todos os outros alunos e ainda consegue nos ensinar muitas coisas boas. Ela determina o tempo dela e é uma atleta bastante dedicada. Nossa obrigação é criar possibilidades para que todos pratiquem a atividade esportiva e tenha mais qualidade de vida”, destaca o chefe.

Observando o progresso da filha sentada ao fundo da sala, Andreiza Soares conta que, depois que Beatriz começou a praticar a atividade, “as habilidades desenvolvidas estão sendo percebidas nas funções exercidas no dia a dia e também na fisioterapia”. “A Bia está muito melhor. Ela sempre foi alegre, mas eu sentia um pouco de resistência dela com as crianças”, enfatiza Andreiza. Ainda segundo a mãe, no começo das aulas “ela tentava esconder a deficiência por medo, mas o carinho que ela recebe aqui de todos é muito gratificante para mim. Eu acompanho as aulas e ela é um exemplo de superação e força de vontade”, esclarece a mãe emocionada.

“Ela é muito alegre, comunicativa e nós gostamos muito dela”, conta Iasmin Luisa de Souza, de 9 anos, que pratica o Taekwondo com a Bia. A amiga Lays Marina de Paula, de 6 anos, é só elogios para o desempenho de Beatriz nas aulas. “Ela sabe lutar muito bem. É uma menina muito divertida”, destaca.

Segundo a professora Thayane da Silva Campideli, o esporte facilita o desenvolvimento físico, psicológico e ainda promove a socialização entre os colegas. “Bia, é uma menina que está sempre de bem com a vida, traz alegria e descontração para as nossas aulas”, finaliza a professora.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook