Atletas aprovaram a 2ª edição do Uaironman Itabirito

Itabirito,
24 de Novembro de 2014

Combater o desgaste físico e superar suas próprias metas foram os principais desafios para quem participou da competição

Treino, superação dos próprios limites e incentivo. Essas palavras podem definir o sucesso que o esporte vem causando em Itabirito, especialmente no fim de semana, de 8 a 9 de novembro, quando foi realizada a 2ª edição do Uaironman Itabirito.

A competição de triathlon englobou três modalidades esportivas nas categorias feminina e masculina: a natação, a corrida e o ciclismo. A primeira prova ocorreu no sábado (8) na piscina do Itabirense Esporte Clube; onde os atletas nadaram 3 km. O segundo dia de competição (9) começou na entrada para o Córrego Seco, no bairro Santa Rita, de onde os inscritos iniciaram a prova de corrida, com aproximadamente 6,5 km de extensão. O ponto de chegada foi o mirante do Alto do Cristo, local onde os competidores montaram em suas bikes para concluir a última etapa do triathlon, o ciclismo. Em um terreno acidentado e bastante íngreme, foram percorridos 11 km na categoria masculina e 5,5 km na feminina, tornando o desafio ainda maior.

Ao todo, 13 atletas de alto rendimento participaram da competição, que foi premiada nas categorias femininas e masculinas de natação, corrida, ciclismo e pontuação geral. O clima contribuiu muito para a prática, já que o céu estava praticamente nublado. Para o secretário de Esportes e Lazer, Alessandro Massaini, que acompanha a dedicação dos triatletas há bastante tempo, “é uma satisfação contribuir com o desenvolvimento deles, seja promovendo esporte em nossa cidade, seja os apoiando em competições em outros municípios e estados. Como a modalidade é carente de provas em Minas Gerais, nossa intenção é que possamos promover as provas em Itabirito para dar condições para que novos atletas optem pelo triathlon”.

Inovadora no cenário do triathlon, esta edição do Uaironman apresentou características diferentes do padrão, como a inversão da ordem das modalidades e a versão “cross”, que é a realização da corrida e ciclismo na estrada de terra. Para a vencedora da categoria geral feminina, Raffaelly Rodrigues, a mudança da ordem das atividades foi positiva. “Geralmente, os triathlons seguem a ordem da Natação, Ciclismo e Corrida. O Uaironman foi diferente e para mim foi muito bom porque no primeiro dia, senti um pouco de dificuldade na natação. Já no segundo, me sai bem na corrida e no ciclismo”. Já o vencedor da categoria masculina, Thiago Luiz Fagundes Pires, revelou que a pior parte, em sua opinião, foi a corrida. “Achei um pouco complicado, havia muitos morros durante a corrida. Mas, como nado desde os 13 anos, com certeza a natação foi o diferencial para a conquista do prêmio”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook