Atletas disputam 3ª Copa Minas Gerais de Karate em Itabirito

Itabirito,
26 de Agosto de 2011

O público presente no Poliesportivo Pedro Cardoso, em Itabirito, no último domingo, dia 21 de agosto, pôde conferir um pouco da cultura japonesa na 3ª Copa Minas Gerais de Karate, que reuniu dezenas de atletas em disputas que se estenderam durante todo o dia. Os trajes e maquiagem tradicionais das gueixas e a arte do Taiko, os tambores japoneses, foram destaque na abertura da competição, que encantou por valorizar a cultura milenar. “Hoje foi uma explosão de cultura, que mostra à sociedade de Itabirito que há mais opções de esporte, além do futebol”, ressalta Aílton Teixeira Reis, organizador do evento.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Rodrigo Espigão, a arte do Karate “forma cidadãos mais conscientes, pautados pela disciplina, pela ética e pela responsabilidade, trazendo mais qualidade de vida aos atletas”. Cerca de 130 competidores, de seis municípios, disputaram uma das etapas do Campeonato Mineiro de Karate. “A Prefeitura tem a maior honra de apoiar um evento como este, que é uma das etapas mais bem organizadas do Campeonato Mineiro de Karate, recebendo atletas de seis municípios”, afirma Rodrigo.

“A maior parte dos atletas aqui hoje participa de algum projeto social. Isso mostra a importância das artes marciais, que trazem grandes benefícios para a saúde e para o psicológico, com indivíduos mais centrados”, ressalta Aílton. “A competição aqui foi um sucesso, muito bem organizado”, elogia Ricardo Matsutani, de 23 anos, que conquistou o 1º lugar na categoria Kumite Adulto Absoluto Pesado. Ricardo trabalha com a arte marcial em um projeto social em escolas públicas, em Belo Horizonte. Ele destaca que, com as artes marciais, “queremos agregar respeito, disciplina e organização aos alunos. A luta é uma consequência”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook