Atos de vandalismo sujam alguns pontos de Itabirito

Itabirito,
15 de Junho de 2013

A Prefeitura faz a limpeza, mas entulhos voltam a ser jogados em locais inadequados. Administração dá início à campanha “Cidade Limpa”

A proibição de jogar lixo, na maioria das vezes, entulhos, em locais inadequados não se dá, em Itabirito, por mero capricho da administração municipal; são questões de saúde pública e ambiental. Assoreamento do rio, entupimento de bueiros, proliferação de mosquitos, ratos e baratas, por exemplo, têm a ver com os locais onde o lixo é descartado sem critérios.

O problema é uma preocupação constante do prefeito Alex Salvador. “Parece que há pessoas que jogam lixo, em grande quantidade na rua, com o objetivo de prejudicar a administração. Gente! A cidade é da população, das crianças, dos idosos, de todos. Lixo prejudica todo mundo. Viver em uma cidade limpa é bom para todos. Já uma cidade suja, prejudica ‘todo mundo’, sem exceção”, disse o prefeito em pronunciamento à Rádio Cidade.

Ação da Prefeitura

“Nós retiramos entulhos de vários bairros e, depois de mais ou menos 10 dias, algumas pessoas voltam a despejar materiais nesses locais”, indigna-se o diretor de Urbanismo da Prefeitura, Paulo Roberto.

A Secretaria Municipal de Obras está instalando mais lixeiras nas ruas da cidade. Hoje são cerca de 200 pelos bairros. A intenção é reformá-las é colocar mais 300.

Cinquenta placas com os dizeres “É proibido jogar entulho. Cuide de Itabirito, aqui é a sua casa” estão sendo colocadas pelo município. Essas ações fazem parte da campanha “Cidade Limpa”, que está sendo promovida pela Prefeitura. A intenção é sensibilizar todos os cidadãos a trazer de volta as ruas limpas que Itabirito tinha. “Faremos blitzes, entregaremos sacolinhas de lixo para carros, vamos distribuir panfletos. Queremos mobilizar Itabirito e pedimos a todos que participem, inclusive denunciando quem está cometendo esse absurdo de sujar a cidade, que é de todos nós”, conclui o prefeito.

Ações de limpeza irão continuar por Itabirito, que incluem varrição, retirada de entulho, capina e bota-fora (serviço em que a Prefeitura recolhe materiais sem utilidade que a população deve colocar na porta de casa em um dia específico). Inclusive, o bota-fora é essencial para acabar com os recipientes que acumulam água parada - ambiente em que o mosquito da dengue põe seus ovos.

O próximo bairro a ser beneficiado será o Monte Verde. Depois (também da região do São José) os bairros São Matheus, Liberdade, Floresta, Pedra Azul, Monte Verde e Novo Itabirito terão o benefício. Na sequência, os bairros Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio, Vila José Lopes, Padre Adelmo e São Geraldo também serão atendidos. A população deve ficar atenda para não “comer mosca” e perder o bota-fora.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook