Audiência Pública em Cachoeira do Campo conta com ampla participação

Ouro Preto,
05 de Agosto de 2014

População e poder público analisam os problemas de mobilidade urbana

A comunidade cachoeirense, incluindo lideranças de bairros e movimentos sociais, apresentou ao poder público representado pelo vice-prefeito, Francisco Rocha Gonçalves (Chiquinho Xavier) Secretário de Defesa Social, Antônio Carlos de Oliveira e pelo Superintendente da Secretaria de Governo, Marco Antônio Nicolato Medírcio, as necessidades locais.

Segundo Marco Antônio, a população soube expor claramente os problemas enfrentados. Várias solicitações foram feitas como a revisão da circulação de veículos no centro, presença constante da Guarda Municipal para viabilizar o estacionamento e remapeamento dos pontos de ônibus. Sugeriram instalação de alteamento e passarela, além de faixas de pedestres e semáforo.

A primeira etapa do Plano de Mobilidade Urbana, cuja principal ação é ouvir as comunidades, está em fase de conclusão. Sete audiências foram realizadas para levantamento de problemas e coleta de sugestões. A segunda etapa é a apresentação diagnóstica e possibilidade de soluções, e a terceira é a implantação das alternativas mais viáveis. “Sem dúvida alguma, a participação popular é essencial em todo o processo do plano de mobilidade urbana”, ressalta Marco Antônio.

O Plano de Mobilidade Urbana

Criado pela Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o Plano visa à melhoria urbana de elementos como calçada, adaptação no transporte ferroviário, criação de espaço para ciclistas, transporte público que diminua a quantidade de veículos em circulação e até mesmo a implantação de teleféricos são possibilidades a serem consideradas no projeto.

Através de levantamento de dados, estudos geológicos e ouvidoria pública, as obras no Município serão pensadas para atender as necessidades do cidadão e melhorar a qualidade de vida de quem mora e trabalha em Ouro Preto. O Instituto Rua Viva e a Fundação Gorceix foram contratados para traçar as estratégias do projeto.

Além das audiências, a população também pode participar através da internet. O recurso possibilita aos moradores da cidade dar opinião, comentar, contestar, denunciar ou sugerir qualquer assunto referente à mobilidade urbana ou problemas e possíveis soluções que melhorem o bem estar e o convívio social ouro-pretano.

Visite a página da Consulta Pública e fique atualizado sobre as discussões da cidade. Os assuntos serão discutidos e todo o processo estará disponível para acesso: ouropreto.mg.gov.br/consultas-publicas

Arquivos e demais contribuições podem ser encaminhadas para o e-mail: mobilidade.urbana@ouropreto.mg.gov.br

Audiência Pública em Cachoeira do Campo conta com ampla participação
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook