Bambu rechaça Celso em plenário

Mariana,
05 de Julho de 2012

Bambu (PDT), na última reunião ordinária da Câmara, dia 25, dirigiu duras palavras ao pré-candidato Celso Cota (PSDB). O motivo de tal postura foi declaração de Celso, feita em entrevista a órgão de imprensa local, afirmando, em relação ao convênio Monumenta-Bird, que não poderia “responder por coisas que aconteceram a partir de janeiro de 2009 (...) este dinheiro está voltando é por alguma razão técnico-administrativa que poderia ser solucionada. Estas coisas precisam de gerenciamento, precisam ser trabalhadas com a devida atenção. Eu lamento muito que isso esteja acontecendo”, disse o ex-prefeito Celso Cota.

Já Bambu afirmou que a má-gestão dos recursos pode, sim, ser ligada a administração de Celso Cota. Segundo Bambu “suspeitas de fraudes em licitações e obras em desacordo com projetos aprovados pelo Iphan estiveram entre os problemas do programa na cidade”. Ainda segundo o presidente do legislativo, os constantes desacordos dos projetos tanto na confecção quanto na execução estão entre os principais motivos para o cancelamento do programa.

Sobre o convênio

O Monumenta-Bird era um convênio direcionado para restauro de sítios históricos. Mas este foi encerrado e deveria ser adaptado para um novo programa, também com fins de preservação do patrimônio, denominado Pac das Cidades Históricas. Entretanto, em Mariana essa adaptação não ocorreu, onerando o município em devoluções milionárias a União, com juros.

De acordo com o ofício do Ministério da Cultura número 0717 de 2010, direcionado ao, na época, prefeito Raimundo Horta, “De um total de 14 (catorze) ações em Investimentos Integrados previstas no Convênio, 01 (uma) foi concluída e 5 (cinco) apresentaram problemas tanto nos projetos como em sua implementação”, explica o documento.

Nesse ofício também é relatado que cinco obras deveriam ser concluídas em agosto de 2010, 3 tiveram licitações suspensas e cinco tiveram contratações suspensas. Os dois últimos casos em setembro de 2010.

Bambu rechaça Celso em plenário
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook