Barragem se rompe e localicades de Bento Rodrigues e Paracatu, em Mariana, são devastadas

Mariana e Ouro Preto,
10 de Novembro de 2015

As barragens de rejeitos de Fundão (entre as maiores do planeta) e Santarém, da empresa Samarco Mineração SA, localizadas no município de Mariana, se romperam em torno das 16h da tarde de quinta-feira (5) deixando dezenas de vítimas e famílias desalojadas no distrito. No momento do rompimento, 13 funcionários da Samarco e terceirizados que trabalhavam no local foram atingidos. Dois deles já possuem mortes confirmadas pelas autoridades.

Atingido pelo rejeito, composto de água e sílica principalmente, que formam uma lama espessa, a vila Bento Rodrigues (em torno de 600 habitantes) foi praticamente varrida do mapa. A maior parte da população escapou por um triz, após reação rápida de populares. Até o momento, 13 moradores do local se encontram desaparecidos. Não havia sinal sonoro ou treinamento de emergência para cobrir tal situação. Outra comunidade rural fortemente atingida, Paracatu foi avisada em tempo para evacuação de todos os moradores, mas a destruição das casas do povoado foi generalizada.

Devastação, a maior tragédia ambiental da história de Minas Gerais

A calamidade já é considerada uma das maiores tragédias humanas e a maior tragédia ambiental da história do estado. A torrente de rejeitos alcançaria diversas comunidades rurais na região, isolando pessoas, que passaram a madrugada de quinta-feira sem qualquer tipo de apoio, muitas desabrigadas e ao relento nas regiões mais altas e seguras de suas localidades. Ponte do Gama, Campinas, Barretos, Pedras e Gesteira estão entre elas, sendo que Campinas ainda se encontra completamente isolada exceto por via aérea, além de certas áreas das outras localidades que estão na mesma situação. Em Barra Longa, município distante mais de 60 Km do local da barragem, a inundação tirou tudo de várias famílias, que reclamaram não terem sido alertadas em tempo para reagir ao acontecimento. Em Santa Cruz do Escalvado, a represa local virou um mar de detritos, e o Rio Doce viu sua fauna morrer na lama em diversos pontos. O abastecimento de água em cidades como Governador Valadares teve de ser interrompido, pela impossibilidade de captação d’água para tratamento durante a passagem do material. No total, 62 milhões de metros cúbicos de rejeito foram liberados quando do rompimento, que espera-se, chegue à costa do Espírito Santo na sexta-feira próxima, 13/11.

Solidariedade e suporte às vítimas

Na sexta-feira, 06/11, os desabrigados foram levados para o ginásio Arena Mariana, onde receberam abrigo temporário, doações e o afeto de dezenas de voluntários da cidade. Após triagens realizadas pela prefeitura de Mariana, pela empresa Samarco e demais autoridades, foi divulgada a primeira lista de desaparecidos, que ainda passa por atualizações. As vítimas foram encaminhadas para hotéis alugados pela empresa, que forneceu kits com produtos de primeira necessidade.

O Ministério Público, se manifestando sobre as responsabilidades da empresa, vem sendo taxativo. Guilherme de Sá Meneghim, da 2ª Promotoria de Justiça de Mariana determinou no dia 09/11 que a empresa tem 5 dias para cumprir uma série de exigências, com a finalidade inclusive de desonerar o trabalho voluntário que vem sendo prestado e restituir alguma dignidade às famílias. Entre as exigências, uma renda mínima de um salário e a oferta de imóveis, que ainda assim, não eximem a empresa de posterior indenização e outras ações. Segundo especialistas, os gastos necessários para restituir danos ambientais e humanos podem chegar a R$ 4 bilhões, e os danos ambientais podem levar até 10 anos para ser corrigidos.

Relação de desaparecidos até 09/11:

Trabalhadores na área da empresa Samarco

Samuel Vieira Albino (Geocontrole BR Sondagens SA) - Desaparecido

Ailton Martins dos Santos (Integral Engenharia Ltda.) - Desaparecido

Claudemir Elias dos Santos (Integral Engenharia Ltda.) - Desaparecido

Edinaldo Oliveira de Assis (Integral Engenharia Ltda.) - Desaparecido

Daniel Altamiro de Carvalho (Integral Engenharia Ltda.) - Desaparecido

Vando Maurílio dos Santos (Integral Engenharia Ltda.) - Desaparecido

Pedro Paulino Lopes (Manserv Montagem e Manutenção SA) - Desaparecido

Mateus Márcio Fernandes (Manserv Montagem e Manutenção SA) - Desaparecido

Marcos Aurélio Pereira Moura (Produquimica) - Desaparecido

Edmirson José Pessoa (Samarco SA) - Desaparecido

Marcos Xavier (Vix Logística) - Desaparecido

Identificados

Sileno Narkievicius de Lima (Integral Engenharia Ltda.)

Waldemir Aparecido Leandro (Geocontrole BR Sondagens SA)

Membros da comunidade informados pelos familiares

Emanuele Vitória Fernandes (05 anos) - Bento Rodrigues

Maria Elisa Lucas (60 anos) - Bento Rodrigues

Tiago Damasceno Santos (07 anos) - Bento Rodrigues

Mariana da Silva Santos (21 anos) - Bento Rodrigues

Ana Clara dos Santos Souza (04 anos) - Bento Rodrigues

Bruno dos Santos Souza (29 anos) - Bento Rodrigues

Antônio Prisco de Souza (65 anos) - Bento Rodrigues

Afonso Augusto Alves (54 anos) - Camargos

Aparecida Vieira (65 anos) - Bento Rodrigues

Ana Clara Dias Batista (30 anos) - Bento Rodrigues

Mateus Dias Batista (05 anos) - Bento Rodrigues

Yuri Dias Batista (03 meses) - Bento Rodrigues

Maria das Graças Celestino da Silva (65 anos) - Bento Rodrigues

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook