Biblioteca Pública de Ouro Preto realiza a Semana Prosa e Poesia

Ouro Preto,
15 de Agosto de 2014

Evento com programação plural acontece de 18 a 22 de agosto

A Secretaria de Cultura e Patrimônio, através da Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto, realizará este mês a Semana Prosa e Poesia. O evento acontecerá de 18 a 22 de agosto e contará com programação plural com apresentação teatral, exposição, palestra, oficina para crianças, sarau e lançamento de livro. O objetivo do evento é valorizar os autores e poetas nacionais e locais, além de promover o incentivo à leitura à população de Ouro Preto tanto infantil, quanto adulta.

A Semana Prosa e Poesia será aberta com a exposição “Mulheres na Poesia Brasileira”, no dia 18 de agosto. A mostra é uma parceria com a Biblioteca Estadual Luiz de Bessa e traz versos de poetisas como Yeda Prates Bernis, Cecília Meireles, Adélia Prado, Laís Corrêa de Araújo, Cora Coralina, Ana Cristina César, Maria Esther Maciel, Hilda Hilst e Maria do Carmo Ferreira. Para abrilhantar a abertura, a Biblioteca conta com a presença da Estardarte Cia de Teatro, com Causos de Brasêro, um espetáculo cênico-musical em que os mais belos e divertidos causos são contados por um típico mineiro, interpretado pelo ator e diretor Marcelino Ramos.

O evento é uma oportunidade também para que escritores amadores coloquem suas dúvidas no processo de escrita e publicação de um livro. Isso porque ao longo da Semana Prosa e Poesia haverá a palestra “O processo de escrita e publicação de um livro”, ministrada pela escritora e filósofa Guiomar de Grammont, apresentando as peculiaridades no processo de escrita e publicação de um livro, as prerrogativas e dificuldades de um escritor.

Além disso, haverá Oficina Pipas e Poesia para crianças das escolas do Município; sarau, como um momento para que o público possa se expressar artisticamente através de poesia e música; e o lançamento do livro “A Família e a Rosa”, de Anna Ferreira e Ferreira, que atuou por 22 anos na Biblioteca pública Municipal de Ouro Preto. No livro, ela retoma histórias familiares, bem como a história do distrito onde nasceu.

A diretora da Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto, Nádia de Oliveira, afirma a importância do evento não só para os leitores e apreciadores de uma boa história ou de poesia, como também um incentivo para que aqueles que escrevem, possam publicar. “É uma oportunidade para atrair leitores e escritores, um presente da Biblioteca, da Prefeitura de Ouro Preto para a população”, colocou.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook