Bombeiro Municipal de Itabirito completa 19 anos

Itabirito,
18 de Maio de 2018

Unidade é a única corporação municipal de Minas Gerais adequada à nova lei de regulamentação

Primeira e única corporação municipal de Minas Gerais, o Bombeiro de Itabirito completou 19 anos de serviços prestados à população no dia 8 de maio. Para comemorar, a corporação realizou uma missa e uma solenidade na última terça-feira, 15. A celebração, realizada na sede própria, contou com a presença dos bombeiros municipais, familiares, representantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e de bombeiros civis voluntários de outras cidades.

Durante a cerimônia, foram entregues certificados para todos os bombeiros, para aqueles que prestam serviço dentro da unidade e para aqueles que fazem parte da primeira turma de formação e completaram 19 anos de serviços prestados à corporação. Para a comandante Leidiana de Fátima Gonçalves, primeira mulher a comandar o Bombeiro de Itabirito, a instituição evoluiu muito. “Hoje, temos uma sede própria, frota, equipamentos e uma equipe especializada, mas principalmente, conseguimos conquistar o reconhecimento e a valorização da sociedade”, comemorou.

O prefeito Alex Salvador ressaltou os serviços prestados pela corporação. “Os bombeiros são respeitados em todo o país e aqui em Itabirito não é diferente. Não ouço uma reclamação a respeito do trabalho deles. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer o empenho e a dedicação de cada um dos profissionais”, disse.

Um dos responsáveis pela implantação da unidade de Itabirito, o sargento Walisson da Companhia de Bombeiros Militar de Ouro Preto, também esteve presente no evento. “Fico feliz em voltar a Itabirito depois de 19 anos e ver que tudo valeu a pena. A Prefeitura assumiu a responsabilidade e hoje, em meio a uma crise, podemos comemorar algo que deu tão certo”, afirmou.

Fortalecimento

Durante a cerimônia, a corporação apresentou os novos materiais recebidos recentemente. Entre as aquisições estão equipamentos para salvamento em altura e combate a incêndio, desfibrilador externo automático, bomba costal e materiais de primeiros socorros. Além disso, a unidade ganhou novo fardamento completo, que será utilizado em breve.

Na oportunidade, o Prefeito Alex ressaltou também a importância do Termo de Ajustamento de Conduta, assinado com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no início do ano, que tornou a instituição reconhecida para executar as mesmas funções dos militares no caso de salvamento e resgates. Ele destacou também o aumento de 10% cedido à corporação e a todos os servidores públicos da cidade.

Bombeiros de Itabirito

Atualmente, a corporação conta com 28 bombeiros, sendo 23 homens e cinco mulheres, além de dois auxiliares de serviços gerais e dois atendentes. A unidade atua 24 horas e presta diversos atendimentos, como combate a incêndios em locais públicos e privados, resgate e atendimento pré-hospitalares a pessoas acidentadas, captura de animais soltos, retirada de animais peçonhentos, apoio a eventos, atividades educativas, entre outros.

Além do atendimento em Itabirito, o Bombeiro Municipal também presta suporte ao município de Ouro Preto e à Via 040, concessionária responsável pela gestão do trecho da BR-040 que passa em Itabirito, quando solicitado.

Desde sua fundação, a unidade já atendeu mais de 25 mil ocorrências.

Bombeiro Municipal de Itabirito completa 19 anosBombeiro Municipal de Itabirito completa 19 anosBombeiro Municipal de Itabirito completa 19 anosBombeiro Municipal de Itabirito completa 19 anos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook