Cachaça com Arnica é o vencedor do Prêmio de Música das Minas Gerais

Itabirito,
04 de Outubro de 2012

Nove bandas e artistas selecionados se apresentaram, na grande final, para o público de Sete Lagoas. O evento ainda contou com apresentação da banda Copo Lagoinha

Entre a diversidade musical do Estado, o grupo Cachaça com Arnica mostrou seu diferencial com a música “Breque do Péia” entre mais de 400 inscritos do Prêmio de Música de Minas Gerais. Após aproximadamente cinco meses de seleções, no dia 22 de setembro, a Praça da Feirinha (Praça Dom Carlos Camelo Mota), em Sete Lagoas, foi palco da grande final com a participação dos nove finalistas que estarão em um CD de coletânea a ser lançado ainda neste ano. O resultado final foi: 1º colocado – Cachaça com Arnica – “Breque do Péia” – Itabirito; 2º Colocado – Jouber Nabor – “O Samba Mora Nela” – Ipatinga; e 3º Colocado – Bona Fortuna – “O Duelo” – de Mariana.

Para Márcio Lima, compositor da música “Breque do Péia”, do Grupo Cachaça com Arnica, a canção venceu pelo fato de ser uma história real, que encantou o público e também os jurados. “Confesso que achava que nossa música não tinha muita chance de vencer. Talvez pelo fato de ser um samba despretensioso, meio satírico. Mas uma coisa me chamou a atenção! Tanto em Diamantina, quanto em Sete Lagoas, após a apresentação da nossa música, pessoas me procuraram querendo saber se realmente era uma história verídica que estava sendo contada por meio da música. Estamos muito felizes com essa conquista”, disse o músico. A história se baseia nos diversos carros do pandeirista do Cachaça com Arnica, Nilberto Braga, conhecido como “Péia”, no estilo musical que já está sendo extinto chamado de samba-de-breque.

Sobre o Prêmio – O edital foi lançado no mês de maio. No total, foram mais de 400 inscritos de diversas regiões do estado. Dentre as exigências, estavam canções inéditas e de grupos / artistas de Minas. Os participantes enviaram, através do site do Prêmio, as canções concorrentes. O resultado foi divulgado no dia 11 de junho. Os 45 selecionados foram divididos em grupos de 15, que se apresentaram em uma das cidades. Além de Diamantina, houve eliminatórias em Viçosa e Ouro Preto, e a grande final em Sete Lagoas. Os três primeiros colocados foram premiados com uma quantia em dinheiro, uma viagem, além da participação no CD, que terá nove músicas selecionadas. Os CDs serão distribuídos para os participantes do júri, imprensa e envolvidos no mercado musical. O Prêmio de Música das Minas Gerais é realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo Grupo Pássaro Verde, com gestão da Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos e apoio das prefeituras de Ouro Preto, Diamantina, Sete Lagoas e Viçosa.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook