Cachoeira recupera esplendor do barroco

Ouro Preto,
06 de Julho de 2012

Os elementos artísticos da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo, ganham o tratamento há muito exigido para o resgate de seu esplendor barroco. Trinta anos depois de uma restauração parcial, a igreja passa agora por grande intervenção promovida pela Prefeitura de Ouro Preto, com recursos do Ministério das Cidades e supervisão do IPHAN. O restaurador ouro-pretano Sílvio Oliveira e sua equipe trabalham na capela-mor, cujo forro pintado é alvo de atenção especial.

O prefeito Angelo Oswaldo e o secretário de Patrimônio, Gabriel Gobbi, vistoriaram a obra, recebendo informações do professor Sílvio Oliveira. A Matriz de Nazaré foi erguida no início do século 18 e guarda as características do modelo nacional português, ou estilo arquivoltas, nas talhas de seus altares. Para o prefeito, a igreja de Cachoeira do Campo é uma das mais importantes do barroco brasileiro e merece o trabalho que se acha em curso.

Angelo Oswaldo e Gabriel Gobbi visitaram também as obras de restauro da Capela de Nossa Senhora das Mercês, em São Bartolomeu. Promovida pela Associação de Moradores, com recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e apoio da UFOP e da Prefeitura, a restauração está em fase conclusiva no telhado. A capela das Mercês domina a paisagem de São Bartolomeu, no alto de uma colina.

A presidente da Associação, Madalena Araújo, disse que a comunidade participa e contribui para o pleno sucesso da iniciativa.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook