Caem é interditado por risco de desabamento

Ouro Preto,
20 de Julho de 2014

Após o segundo laudo técnico, que agora descarta o risco, o prédio voltou a funcionar na quarta (8)

O prédio do Centro Acadêmico da Escola de Minas (Caem) foi interditado na sexta-feira (4) após uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ao município e ao Corpo de Bombeiros por eminente risco de desabamento do muro na parte de trás da estrutura do prédio.

Baseados no primeiro laudo técnico do Instituto Geotécnico (Igeo) o MPMG ordenou o fechamento imediato do prédio. Além do Caem, o restaurante Universitário da Escola de Minas de Ouro Preto (Remop) e o Xerox Segundinho também foram fechados.

De acordo com a nota publicada pela diretoria do Caem, a denúncia ao MPMG foi feita por moradores do entorno do prédio, que temem desabamento local. “O motivo que causou a interdição e que consta de outro laudo do Igeo em poder da Promotoria, é um muro e um barranco localizado nos fundos do terreno do Caem e dos imóveis onde estão localizados a Choperia Real e o Cantinho do Pão de Queijo, que ameaça a desabar em direção ao Beco do Pilão e Rua dos Paulistas. Essa ameaça, entretanto, é decorrente de construções que foram feitas nos terrenos citados e que precisam ser readequadas com urgência, para saneamento do problema”, informa o documento.

Após um segundo laudo, realizado pela mesma empresa (Igeo) que realizou a primeira vistoria que culminou na interdição do local, o Ministério Público liberou a abertura do prédio. “Desde o início nós nos colocamos a disposição do Ministério para resolver logo a situação. Nos reunimos com a Promotoria, as famílias denunciantes e representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) na quarta-feria (9). Neste encontro a Ufop se responsabilizou pela construção do muro, que deve começar dentro de 60 dias”, explica o Presidente da Diretoria do Caem, Hélio Moreira.

Além do laudo da Igeo, o Caem possui outros dois laudos, um de um Engenheiro Civil e outro de um Geólogo. “O prédio não é o motivo de instabilidade do referido muro e a população pode continuar frequentando o local sem medo de desabamento”, ressalta a Diretoria.

Com o novo parecer o prédio foi reaberto na terça-feira (8) e funciona normalmente com as programações dos shows durante o Festival de Inverno. Já o Remop volta a funcionar nesta sexta-feira (11).

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook