CAMAR inaugura biblioteca comunitária com acervo de mil livros

Mariana,
06 de Maio de 2015

“O livro é um brinquedo feito de letras”, disse a Palhaça Jojoba na apresentação teatral durante a inauguração da biblioteca comunitária “Ponto de leitura- Hebe Rôla” na sexta-feira (24), no Centro de Aproveitamento de Materiais Recicláveis (CAMAR). O evento reuniu moradores e diversas autoridades municipais, dentre elas o vice-prefeito Duarte Junior. A iniciativa é uma ação conjunta da Prefeitura de Mariana, o CAMAR e o Clube Osquindô, por meio do projeto “Loucos por Leitura”, e tem como objetivo conscientizar e motivar as escolas e a população sobre a importância da leitura.

A secretária de Educação, Beth Cota, destacou a importância de proporcionar espaço para os alunos produzir, desenvolver e descobrir seus próprios talentos através da leitura e ressaltou a relevância dessa iniciativa que surgiu das próprias funcionárias da CAMAR. “Uma iniciativa como essa só vai incentivar as crianças, os filhos deles e aos sobrinhos a ler cada dia mais, a construir palavras, que vão construir frases que vão virar histórias, que vão transformar o entorno, não só de onde a CAMAR está inserida, mas o entorno de onde elas estão morando”, disse Beth.

A biblioteca foi inaugurada com nome de uma ilustre marianense, a professora Hebe Rôla, que vem dedicando a sua vida a contribuir com a educação, cultura e incentivo a leitura no município. “Mariana está no caminho certo, desenvolvendo muito a educação. Parabenizo a todos que estão empenhados nessa ação”, afirmou Hebe.

Para produtora do Clube Osquindô, Débora Santos, a criança é o meio principal para que o livro possa chegar a todas as pessoas. “O nosso foco é fazer com que as crianças sejam as primeiras a incentivar a questão da leitura, levando um livro para casa para os pais lerem, no meio do convívio na escola ou no meio dos amigos”, comenta Débora.

Durante a inauguração da biblioteca, houve doações de livros das associações presentes, incluindo livros catalogados no acervo nacional, com textos e poemas de alunos e cidadãos marianenses que fazem parte de projetos educacionais em parceria com a Prefeitura de Mariana. A biblioteca foi totalmente construída com materiais recicláveis e organizada pelos agentes do projeto “Loucos por Leitura”.

Os livros são de doações, do banco do Osquindô e de pessoas, e contam atualmente com acervo 1000 unidades. A biblioteca fica aberta ao público de segunda a sexta feira, de 8h às 17h. E para quem puder contribuir com o aumento desse acervo, basta deixar as doações no CAMAR ou na Secretaria de Educação. Participe!

CAMAR inaugura biblioteca comunitária com acervo de mil livros - Foto de Tamara Martins
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook