Câmara abre discussão sobre proteção aos animais

Mariana,
28 de Abril de 2016

A Câmara de Mariana realizou audiência no dia 14 de abril para discutir políticas públicas de proteção animal na cidade. A discussão do assunto surgiu através do requerimento nº 52 de 2015 de autoria dos vereadores Juliano Duarte (PPS) e Cristiano Vilas Boas (PT) que entenderam a necessidade de um debate com a sociedade, para juntos, buscarem soluções para a saúde tanto do homem quanto do animal.

Para o vereador Juliano Duarte é importante discutir esse assunto com a população. “Viemos justamente discutir e debater políticas públicas de proteção animal junto com as entidades, a sociedade civil e os participantes, principalmente as ONGs”, destaca o vereador.

Doutora em ciência animal, Ana Liz Bastos destaca a importância de cuidar dos bichos para evitar diversas doenças ao ser humano. “Se eu não cuidar da saúde do animal eu nunca vou conseguir cuidar da saúde do homem. Esse conceito é de saúde do animal, do homem e do ambiente”, destaca Ana Liz.

Durante a audiência, foram destacados vários fatores como a criação de uma lei municipal para fiscalizações junto ao poder público e ações efetivas de políticas públicas como castração, recolhimento, adoção e conscientização da população sobre os problemas, além de parcerias com a Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e a mineradora Samarco.

De acordo com o gerente de segurança da Samarco, Álvaro Pereira, é necessário ter o controle populacional de animais e a empresa se coloca a disposição, através da Fundação de Amparo aos Animais, “para sentar, discutir o programa e algum projeto nesse sentido”.

Já a gerente de Vigilância Ambiental de Conselheiro Lafaiete, Carla Sássi, destaca que a responsabilidade dos cuidados aos bichos é do poder público. “Responsabilidade pelo acolhimento, tratamento, a castração, não somente de cães e gatos, mas dos animais de grande porte, silvestres e outros trabalhos relacionados ao Centro de Centro de Zoonoses”, destaca Carla. Para o vereador Cristiano, as políticas de proteção aos animais têm avançado em várias cidades, mas a legislação ainda não é eficiente. Ele lembra que “algumas doenças são transmitidas pelos animais, como a leishmaniose e a raiva, se eles não forem cuidados”.

O presidente da Câmara, vereador Tenente Freitas, avaliou a audiência como positiva por ter sido um espaço de troca de conhecimentos e ter dado a oportunidade de discutir o assunto através da participação ativa. "Os animais trazem muitas doenças se não forem bem cuidados. É uma questão de saúde pública. Isso reforça bastante a discussão e nos engrandece muito”, ressalta o presidente.

Durante a audiência foi formada uma comissão para defender políticas públicas de proteção aos animais em Mariana. Ela é composta por Mirelle, representando a sociedade civil; Luciana Salles, representante das ONGs; Maria de Fátima, o canil municipal; Carla Sássi, representando os veterinários; a veterinária Michele Soares, a Secretaria Municipal de Saúde; os vereadores Tenente Freitas, Juliano Duarte e Cristiano Vilas Boas, a Câmara; o sargento Valdeci, a Polícia Militar Ambiental; e Ana Liz, o Instituto Técnico de Educação e Controle animal (Itec). O representante da Samarco na reunião assumiu o compromisso de verificar qual funcionário da empresa fará parte dessa Comissão.

Câmara abre discussão sobre proteção aos animais
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook