Câmara cobra explicações sobre concursos públicos da prefeitura

Mariana,
12 de Novembro de 2015

Na reunião do dia 03, a Câmara cobrou informações do Executivo sobre os últimos concursos públicos realizados pela prefeitura. Os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento de autoria do presidente da Casa, Tenente Freitas (PHS) solicitando o número de candidatos aprovados que ainda não foram convocados para tomar posse, quais os últimos concursos públicos vigentes, o número de vagas e em quais áreas elas foram preenchidas por servidores nomeados e contratados.

Freitas exige informações sobre os motivos para que os aprovados não tenham sido empossados e sobre quando eles serão convocados para que assumam seus cargos antes do término da validade do concurso. Para o presidente da Câmara, é necessário ter atenção com essa situação. “Recebo muitas reclamações de pessoas que investiram dinheiro na inscrição do concurso, estudaram, passaram na prova e não têm seus direitos convalidados com a efetivação. Isso não pode acontecer, o município precisa ter seriedade com isso”, ressalta o presidente.

O vereador Fernando Sampaio (PRB) destaca que “duas moças da Barroca passaram em primeiro lugar nas áreas para as quais se inscreveram, estão contratadas e não são efetivadas pelo concurso”. O vereador João Bosco (PP) ressalta que uma moradora de Furquim concorreu à uma vaga destinada a pessoas com necessidades especiais, foi aprovada e também teve seus direitos cerceados. “Ela passou na vaga para candidatos com necessidades especiais e falaram que não há condições dela exercer o cargo”, questiona ele. O vereador Geraldo Sales “Bambu” (PDT) pontua que o poder Judiciário estabelece que as vagas determinadas em edital devem ser preenchidas.

Os vereadores solicitaram a presença do secretário de Administração na Câmara para esclarecer a situação.

Servidores da Câmara – Durante a reunião, o presidente Tenente Freitas ressaltou que há exatamente um ano a Câmara de Mariana recebia seus primeiros servidores efetivos. No dia 3 de novembro do ano passado, os funcionários concursados iniciaram suas atividades e, atualmente, os 12 servidores de carreira da Casa estão efetivados e atuando em suas funções.

Câmara cobra explicações sobre concursos públicos da prefeitura
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook