Câmara de Ouro Preto entregou Títulos de Cidadania Honorária e Diplomas de Honra ao Mérito

Ouro Preto,
13 de Dezembro de 2013

Na noite da última quarta-feira (11) a Câmara Municipal de Ouro Preto realizou Sessão Solene no Auditório do Colégio Arquidiocesano para a entrega de seis Diplomas de Honra ao Mérito e sete Títulos de Cidadania Honorária a pessoas que se destacam no Município. “Vendo tantas pessoas nessa cerimônia com uma história parecida nos faz refletir sobre o que é ser ouro-pretano”, afirma o médico cardiologista Paulo Brandão, que foi agraciado com Diploma de Honra ao Mérito.

Valéria Omiti, natural de Presidente Bernardes (SP) é uma das mais novas Cidadãs Honorárias de Ouro Preto, e se emocionou ao falar sobre sua permanência na cidade. “Cheguei a Ouro Preto em 2005 para a inauguração da primeira e única UTI do município, e não pretendo ir embora da cidade” afirma Valéria, que contou com a presença de seus pais que vieram do interior de São Paulo para prestigiá-la.

Para Uelerson Ferreira, homenageado com o Diploma de Honra ao Mérito, a homenagem é extensiva a todas as pessoas que lhe dão a liberdade de agir naturalmente. “Esse é o berço que eu tive com a minha mãe Gisélia Ferreira”, pontua. Conhecido como “Moreno”, Uelerson trabalha como frentista do posto de combustível Inconfidência e é reconhecido pelo seu carisma junto ao público.

Foram homenageados com Diploma de Honra ao Mérito: Carlos Alberto Xavier de Vilhena (entregue pela vereadora Solange Estevam), Cláudia Gomes Dias Costa Pereira (pelo vereador Roberto Leandro), Guilherme de Jesus (pelo vereador José Geraldo “Zé do Binga”), Milton Carlos Custódio (pelo vereador “Zé do Binga”), Paulo Sérgio Brandão (pelo vereador Roberto Leandro) e Uelerson Jesus Ferreira (pelos vereadores Alysson Gugu e Chiquinho de Assis). Recebem o Título de Cidadania Honorária: Pe. Antônio Jésus Vieira (pelo vereador Roberto Leandro), Braz Luiz de Azevedo (pelo vereador Luiz Gonzaga), Élcio Hirano Hayasaki (pelo vereador Zé do Binga), Geraldo Magela de Freitas (pelo vereador Maurício Moreira “Paquinha”), Maria Lobo Vieira (pelo vereador Chiquinho de Assis), Sebastião da Rocha (pelo vereador Luiz Gonzaga) e Valeria Goveia Omiti (pelo vereador “Zé do Binga”).

“Para ser Cidadão Honorário e Cidadão Emérito nessa cidade que representa a liberdade do povo brasileiro, tem que trabalhar bastante e continuar trabalhando para se fazer merecedor. As pessoas que foram homenageadas esse ano têm atuado como bons exemplos”, afirma o presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador Léo Feijoada (PSDB). Entre os homenageados, a Cidadã Honorária Maria Lobo Vieira, conhecida como D. Mariquinha, de 105 anos de idade, participou da cerimônia.

Durante a solenidade, o hino a Ouro Preto foi interpretado pelos alunos do 3º, 4º e 5º ano da Escola Inácio de Souza, localizada em Piedade de Santa Rita. “Estamos acostumados a ver pessoas cantarem o Hino a Ouro Preto muitas vezes com papel na mão, e nos emociona ver as crianças do ensino público, com idade entre 7 e 10 anos de idade, cantar o hino com conhecimento completo da letra”, avalia Léo Feijoada, ao anunciar que a Câmara Municipal cumpre seu papel valorizando a ‘prata da terra’.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook