Câmara homenageia mulheres com a comenda Beatriz Francisca de Assis Brandão

Ouro Preto,
30 de Junho de 2015

A noite de sexta-feira (19) foi marcada pela entrega da Comenda Beatriz Francisca de Assis Brandão, realizada no plenário da Câmara Municipal de Ouro Preto. A Comenda foi criada em 2005 e presta homenagem às pessoas e entidades que prestam trabalhos relevantes nas áreas de Educação, Cultura e Artes, em especial no tocante aos direitos da mulher.

As agraciadas deste ano foram: Francisca Maria Almeida; Maria Christina Tárcia; Leila Maria Inácio Xavier de Freitas; Sandra Fosque Sanches e Carmelita Barbosa de Moraes.

Cláudia Pereira, pesquisadora e autora do livro “Contestado Fruto: A Poesia Esquecida de Beatriz Brandão (1779-1868)”, e que também fez parte do Conselho Deliberativo da Medalha, falou sobre a poetisa. “Este ano a Comenda completa 10 anos de história. Eu fico muito feliz que a Câmara Municipal de Ouro Preto reconheça o talento e a obra de Beatriz e que continue homenageando essa grande escritora na pessoa de outras mulheres que contribuem na forma decisiva para o engrandecimento da Cultura, da Educação e da Arte em Ouro Preto, como é o caso de todas as pessoas que foram agraciadas até hoje”, pontua. O presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Thiago Mapa (PP) falou sobre a importância desse reconhecimento. “A entrega dessa Comenda é muito importante para valorizar, através dessas mulheres, a Cultura, a Arte e a Educação na nossa Cidade. Ficamos muito satisfeitos em homenagear essas cinco mulheres que estão aqui representando todas as mulheres de Ouro Preto”, destaca o presidente.

Beatriz Francisca de Assis Brandão

“Inovadora, transgressora, educadora, escritora, uma mulher completamente à frente de seu tempo”. Assim a pesquisadora Cláudia Pereira define Beatriz Francisca de Assis Brandão.

Nascida em Vila Rica em 1779, Beatriz Brandão faleceu no Rio de Janeiro em 1868. Poetisa, musicista e tradutora, Beatriz Brandão viveu em um panorama político tumultuado, que tinha como pano de fundo a Inconfidência Mineira. Ela ousou desafiar o rígido sistema patriarcal de seu tempo enfrentando a tirania e o preconceito de uma sociedade que discriminava a presença feminina no universo político, social e cultural. Beatriz Brandão foi uma das primeiras escritoras do Brasil a publicar textos e fundou a primeira escola para meninas de Vila Rica.

Câmara homenageia mulheres com a comenda Beatriz Francisca de Assis BrandãoCâmara homenageia mulheres com a comenda Beatriz Francisca de Assis Brandão
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook