Câmara Itinerante em Santo Antônio do Leite ativa laboratório de informática

Ouro Preto,
07 de Julho de 2013

Departamento de Tecnologia da Informação da Câmara de Ouro Preto irá inserir alunos e docentes da escola Dr. Pedrosa no mundo da informática, tudo por meio do programa Escola Digital

No dia 2 de julho, terça-feira, a Câmara Municipal de Ouro Preto levou diversos serviços e a reunião ordinária dos vereadores ao distrito de Santo Antônio do Leite. Por meio da Câmara Itinerante, e com a colaboração de seus parceiros, foram realizados 42 exames de vista (optométricos) 28 cortes de cabelo e 35 atendimentos de saúde bucal. De acordo com a representante da equipe de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Adriana Gomes, houve uma procura inédita ao serviço. “Eu represento o Procon desde o início da Câmara Itinerante e nunca houve uma demanda tão grande como nesta edição”, avalia Adriana, ao ressaltar a procura por questões sobre telefonia e procedimentos bancários.

Em virtude do grande número de inscrições para os exames de vista, o optometrista retornará ao distrito na próxima terça-feira (9). A aferição de glicose – que não pôde ser executada durante a Itinerante pela falta de tiras reagentes – também foi remarcada para atendimento no local.

Reunião Ordinária – Durante a reunião dos vereadores, a comunidade apresentou as necessidades de Santo Antônio do Leite, entre elas a atenção ao trecho conhecido como “Curva do Jatobá”. “A gente tem feito várias Indicações para o distrito de Santo Antônio do Leite. Andei de bairro em bairro com a presidente da associação de moradores – inclusive nos bairros Gouveia, Chapada, do Cemitério, Catete, e também no centro – e fizemos vários levantamentos para atender as reivindicações da comunidade”, pontua o vereador José Maria Germano (PSD).

Segundo a presidente da associação de moradores do distrito, Andreia Amaral, as demandas prioritárias são pavimentação, rede pluvial e projetos sociais que atendam jovens em situações de vulnerabilidade. “Precisamos dar tranquilidade para os pais dessas crianças, adolescentes e aos demais moradores por meio de ações que tirem os jovens da ociosidade e os instrua em um caminho melhor”, afirma Andreia. “Como em todo lugar, a droga já chegou ao nosso distrito e vem influenciando jovens de várias idades”, aponta. Andreia relatou o desenvolvimento dos projetos de um telecentro comunitário (com sede em uma casa da associação na localidade da Chapada), uma escolinha de futebol e aulas de muay thai.

Além de garantir apoio ao telecentro comunitário, a Câmara de Ouro Preto disponibilizou sua equipe do Departamento de Tecnologia da Informação para colocar o laboratório de informática da Escola Municipal Dr. Pedrosa em funcionamento. “Há um ano o laboratório está equipado com 17 computadores e não conseguimos colocá-lo em atividade”, afirma a diretora Sandra Pedrosa. A instituição atende a 318 alunos que cursam da Educação Infantil ao 9º ano.

“A Câmara vai cumprir seu papel social e será parceira do laboratório da escola. Sabemos que, atualmente, quem não estiver informatizado fica para trás, e essa parceria tem dado certo em outros lugares”, afirma o presidente da Câmara, vereador Léo Feijoada, ao citar a realização do programa Escola Digital em Rodrigo Silva e o apoio aos Telecentros Comunitários de Santa Rita, do bairro Santa Cruz e ao recentemente implantado em São Bartolomeu.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook