Câmara, prefeitura e comissão de moradores realizam consulta em Campinas, Pedras e Paracatu sobre pertencerem ao futuro distrito de Águas Claras

Mariana,
12 de Agosto de 2015

Após a audiência pública realizada pela Câmara de Mariana para debater a elevação de Águas Claras à categoria de distrito, foi iniciada uma série de reuniões com as comunidades do entorno. A finalidade foi checar, através de uma consulta pública, quais localidades têm interesse em pertencer ao futuro novo distrito. O cronograma de reuniões foi traçado no dia 22 de julho, durante a reunião preparatória entre a Comissão de Moradores de Águas Claras, vereadores e o prefeito da cidade e originou debates nos subdistritos de Campinas, Pedras e Paracatu.

O presidente da Câmara, Tenente Freitas (PHS) destaca que o legislativo está cumprindo o papel de representar e orientar os moradores sobre os procedimentos a serem adotados. “A gente percebe o grande envolvimento da comunidade de Águas Claras”, ressalta Freitas. Os vereadores Juliano Duarte (PPS) Cristiano Vilas Boas (PT) e Edson Agostinho “Leitão” (PTN) participaram das reuniões realizadas nos subdistritos nos dias 27 e 28 de julho para ouvirem as comunidades sobre o interesse em fazer parte do futuro distrito.

O vereador Juliano iniciou as reuniões esclarecendo que a decisão será tomada pela comunidade de cada subdistrito. “Estamos aqui para respeitar o direito de vocês”, declarou o parlamentar. Os moradores que participaram das reuniões nos subdistritos de Campinas, que atualmente pertence a Cláudio Manoel, e de Pedras, que está no território de Furquim, foram unânimes em suas decisões com o desejo de pertencer a Águas Claras. De acordo com o presidente da Associação dos Moradores de Pedras, Geraldo Lourenço, os moradores procuram diversos serviços em Águas Claras, como atendimento dos Correios, Cartório e Posto Policial. “Pertencer a Águas Claras fica muito mais fácil por causa dos recursos, por isso que a comunidade apoia”, afirma Geraldo.

O vereador Edson Agostinho ressalta que a elevação de Águas Claras à categoria de distrito não irá afetar a força política de outros distritos vizinhos. “Pelo contrário. Poderá fortalecê-los ainda mais”, destaca.

A comunidade do subdistrito de Paracatu demonstrou opinião dividida sobre o assunto. De acordo com alguns moradores, muitas demandas estão ligadas ao seu distrito de origem que é Monsenhor Horta, e existe, também, procura por serviços em Águas Claras. A lista de votação está circulando na localidade e será encaminhada à Câmara.

A elevação de Águas Claras à categoria de distrito depende da aprovação do Projeto de Lei que será encaminhado pelo Executivo à Câmara Municipal. Sendo aprovado e sancionado, Águas Claras será o décimo distrito marianense, junto a Bandeirantes, Cachoeira do Brumado, Camargos, Cláudio Manoel, Furquim, Monsenhor Horta, Padre Viegas, Passagem de Mariana e Santa Rita Durão.

Câmara, prefeitura e comissão de moradores realizam consulta em Campinas, Pedras e Paracatu sobre pertencerem ao futuro distrito de Águas ClarasCâmara, prefeitura e comissão de moradores realizam consulta em Campinas, Pedras e Paracatu sobre pertencerem ao futuro distrito de Águas ClarasCâmara, prefeitura e comissão de moradores realizam consulta em Campinas, Pedras e Paracatu sobre pertencerem ao futuro distrito de Águas Claras
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook