Câmara reconheceu o trabalho de parlamentares das décadas de 1960 e 1970 no Dia do Vereador

Mariana,
22 de Outubro de 2015

A Câmara de Mariana reuniu vereadores atuais e veteranos no dia 1º de outubro, Dia Nacional do Vereador. A atual legislatura reconheceu o trabalho de vereadores das décadas de 1960 e 1970 com a Menção Honrosa Capitão-Mor Pedro Frazão de Brito. Nesta primeira edição, foram homenageados os ex-vereadores Alípio de Faria (1967 – 1970), Derly Pedro da Silva (1967 – 1970 e 1971 – 1972) e Roque de Oliveira Camêllo (1963 – 1964).

Para o presidente da Câmara, vereador Tenente Freitas (PHS), a homenagem vai de encontro ao propósito de valorizar a história do município. “Quem não valoriza o passado, apenas passa pela vida sem ter o que contar para os próprios filhos para que eles possam compreender a importância de toda a história da nossa cidade”, ressalta o presidente. Freitas destaca que o objetivo da honraria é reconhecer, em vida, os vereadores que fizeram história na primeira Casa Legislativa de Minas. Para o ex-vereador Derly Pedro, “homenagear a pessoa viva é a maior alegria que o homenageado pode ter. Isso é muito importante e dignifica as pessoas”.

Em seu discurso em nome dos homenageados, Roque Camêllo resgatou a origem do patrono da Menção Honrosa, Pedro Frazão de Brito, primeiro presidente da primeira Câmara de Minas Gerais. “Aqui nasceu a democracia. Nós todos somos responsáveis pela existência desse elo entre o poder constituído e o próprio povo. Na medida em que o ser humano vai crescendo, a comunidade vai se ampliando e os desejos também vão aumentando”, destaca Roque. O ex-vereador relembrou os tempos difíceis do mandato e que, na época, não existia subsídio para a função.

O vereador José Jarbas foi o orador em nome do Legislativo e ressaltou a importância de homenagear pessoas que contribuíram para o crescimento da cidade. “É justo homenagear quem contribuiu e continua contribuindo com nossa cidade. É momento de relembrar, adquirir bons exemplos e seguir uma caminhada forte para continuar construindo uma Mariana cada dia melhor”, afirma o vereador.

No início da cerimônia, os homenageados foram presenteados com um vídeo que exibiu depoimentos sobre a trajetória de cada um.

A Comenda Capitão-Mor Pedro Frazão de Brito foi instituída por meio do Projeto de Lei nº 90/2015 de autoriza da Mesa Diretora da Câmara de Mariana. Primeiro vereador da primeira Câmara de Minas – Pedro Frazão de Brito nasceu em 1680 e recebeu a patente de Capitão-Mor por ser o desbravador das Minas, alçado à posição de mandatário da sociedade e um dos principais mineradores de Mata-Cavalos. Ele foi o primeiro juiz ordinário eleito no pelouro para presidente da Câmara. Em sua casa, os primeiros edis se reuniram, visto que ainda não existia o prédio da Câmara, como relatam as atas daquele tempo.

Câmara reconheceu o trabalho de parlamentares das décadas de 1960 e 1970 no Dia do VereadorCâmara reconheceu o trabalho de parlamentares das décadas de 1960 e 1970 no Dia do Vereador
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook