Campanha Ação Jovem – Vida por Vidas mobiliza adolescentes de Itabirito

Itabirito,
14 de Maio de 2012

Mais de 100 pessoas passaram pelo Núcleo de Assistência à Juventude para doar sangue

Iniciando as atividades da 2ª Semana Municipal da Juventude, na última terça-feira, dia 8, o Núcleo de Assistência à Juventude da Prefeitura de Itabirito, em parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), realizou mais uma etapa da Campanha Ação Jovem – Vida por Vidas, incentivando a doação de sangue. Mais de 100 pessoas passaram pela sede do Núcleo e realizaram a boa ação. “Temos muitos pacientes que precisam de sangue. Por isso, campanhas como essas são importantes para manter um mínimo de estoque possível”, esclarece Clarice Dias, enfermeira do Hemominas.

Para realizar a doação, os voluntários passaram por uma triagem clínica, que foi realizada por um médico, onde os possíveis doadores responderam perguntas sobre as condições de saúde, ingestão de remédios, vida sexual, além de realizar um pequeno exame de sangue. “O objetivo desta triagem é verificar alguns fatores de risco de algumas doenças transmissíveis, tanto para o paciente que irá receber o sangue, quanto para os doadores”, enfatiza João Paulo Andrade, médico do Hemominas.

“Quem doa sangue está doando vida! Eu sou um doador universal e faço isso com prazer, porque eu sei que é uma atitude que pode mudar a história de muitas pessoas”, destacou o Prefeito Manoel da Mota, durante a abertura do dia de atividades.

A iniciativa da campanha surgiu após a equipe do Núcleo de Assistência à Juventude identificar que a filha de um dos beneficiados pelo projeto estava com uma doença denominada Anemia Falciforme. “Todas as doações serão para a criança que necessita deste material para continuar seu tratamento. O primeiro ano da campanha foi um sucesso e essa continuação mostra que estamos no caminho certo, adquirindo resultados positivos de solidariedade”, conta Gilmar Inácio, gestor do Núcleo.

“A satisfação é muito grande, pois temos que pensar no amanhã. É o meu primeiro ano, mas pretendo participar de todas as campanhas”, enfatizou Júnia Midiã, do bairro Santo Antônio. “É a primeira vez que eu estou doando sangue. É muito importante contribuir, estou muito feliz. Que esse gesto salve vidas”, completou Débora Coelho, do bairro Santa Efigenia.

Semana da Juventude

Até o dia 17 de junho, os mais de 5 mil jovens de Itabirito participam das atividades da 2ª Semana Municipal da Juventude que, neste ano, terá atrações como seminário, curso de corte de cabelo, noite de autógrafos, eleição da Garoto e Garota Juventude 2012 e campeonato de BMX.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook