Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

Itabirito,
02 de Junho de 2017

Imunização será aplicada até o dia 9 de junho nas UBSs

A campanha de vacinação contra gripe foi prorrogada até o dia 9 de junho, em Itabirito. As pessoas que se encaixam no grupo de prioridade devem procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É necessário levar cartão de vacinação.

Até o momento, 6.336 doses foram aplicadas em Itabirito, correspondendo a 64,2% do público alvo da campanha. O número é inferior ao índice alcançado em Minas Gerais, 72,93%, e no Brasil, 67,38%.

De acordo com a diretora de atenção primária, Carla Vitor, é importante que as pessoas procurem as UBSs e tomem a vacina, pois esta é a forma mais eficaz de prevenção da doença. “A vacina confere imunidade para os tipos mais graves da Influenza, incluindo o H1N1. A vacina deve ser tomada anualmente, por isso é importante que mesmo quem se imunizou no ano passado, receba a dose também neste ano”, disse.

Ainda segundo Carla, a vacina é importante para o controle da doença. “Quando as pessoas deixam de se vacinar, elas não colocam em risco apenas suas vidas, mas de toda a comunidade da qual fazem parte, ao contribuir para a circulação das doenças. Com poucas pessoas se vacinando, pode ocorrer que doenças que estão sob controle hoje em dia, se tornem epidemia como, por exemplo, foi a situação ocorrida no início deste ano do leste de Minas Gerais com a febre amarela", finalizou.

Público alvo

A vacinação gratuita é oferecida para crianças com mais de seis meses de vida e menores de cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias, adultos com mais de 60 anos, profissionais da área de saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Este ano, a vacinação também é destinada a professores de ensino básico e superior de escolas públicas e privadas, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook