Campeonato interno de ginástica revela novos talentos no Núcleo

Itabirito,
04 de Novembro de 2016

Cerca de 150 atletas iniciantes participaram de competições de ginástica artística e de trampolim

O ginásio poliesportivo Pedro Cardoso recebeu, no último dia 22, o futuro da ginástica itabiritense. Cerca de 150 atletas mirins se reuniram para disputar um campeonato de ginástica artística e de trampolim. A competição era voltada apenas para alunos do Núcleo de Ginástica Artística, Rítmica e de Artes Marciais, mas ainda assim deixou os jovens participantes bastante aguerridos na busca por um bom resultado.

O campeonato interno do Núcleo reuniu atletas iniciantes, de 5 a 16 anos. E para acirrar a disputa, os participantes tiveram notas individuais e também por equipes. As equipes foram definidas de acordo com as escolas de cada um, sendo que houve representantes da rede municipal, estadual e de escolas particulares.

Cada atleta deveria fazer uma apresentação no solo e depois no trampolim. Para definir a equipe vencedora, os organizadores fizeram a soma das cinco melhores notas de cada time. No final, quem ficou em primeiro lugar foi a Escola Municipal José Ferreira Bastos, seguida por Escola Professor Jayme de Souza Martins (particular) e em terceiro ficou a Escola Municipal Ana Amélia Queiroz.

Mais do que o resultado, contudo, o importante foi dar para os alunos a experiência da competição, tão importante para a ginástica. Segundo Renata Mayra de Oliveira Carmo, coordenadora do Núcleo, o campeonato interno serviu para estimular os jovens atletas. “Para muitos deles foi o primeiro torneio. As crianças menores receberam medalha de participação, mas não houve classificação. A partir dos seis anos nós fizemos o pódio. É um momento importante, porque o esporte é competição e eles precisam aprender a ganhar e a perder, seja na ginástica ou na vida”, explica Renata. “Também foi importante para observar os novos talentos. Creio que temos uma boa geração vindo por aí”, completa.

Para os atletas mais velhos do Núcleo, já com experiência em grandes competições, o campeonato também foi marcado pela novidade. Em vez das piruetas e saltos mortais, contudo, eles estrearam como julgadores. Eles foram os árbitros do torneio e ajudaram a dar as notas para os novatos.

Melhores do ano dos Jogos Escolares

Enquanto os mais novos se preparam para seguir um caminho de sucesso, os mais experientes do Núcleo colhem os frutos das vitórias. Em dezembro, representantes da ginástica itabiritense serão premiados como os “Melhores do Ano” dos Jogos Escolares de Minas Gerais.

Na ocasião, serão premiados Luiz Gustavo Ferreira Góis, pelo seu desempenho na Ginástica Artística e de Trampolim, e Laysa Costa Diana Ferreira, pelos resultados na ginástica de trampolim. A coordenadora do Núcleo, Renata de Oliveira Carmo, também será premiada nas duas categorias como destaque entre os técnicos.

Campeonato interno de ginástica revela novos talentos no NúcleoCampeonato interno de ginástica revela novos talentos no NúcleoCampeonato interno de ginástica revela novos talentos no Núcleo
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook