Candidato a prefeito é detido sob acusação de ameaça

Ouro Preto,
05 de Outubro de 2012

Na tarde do último dia 26, o candidato a prefeito de Ouro Preto pelo PSOL, Vicente Custódio, foi detido em flagrante, por suposta ameaça. A Polícia Militar foi acionada na data à Rua Alvarenga, no bairro Cabeças. Segundo relato de Waliston Rodrigo Gonçalves Ferreira, 31, motorista da empresa “Dias e Cruz Construção Civil”, quando conduzia um caminhão, placa HTN 1425, para fazer uma entrega de brita, Vicente Custódio abordou o veículo para tirar fotos. Em seguida, Custódio teria afirmado que “estariam fazendo transporte clandestino de doação de material de construção em troca de voto, tendo em vista que o proprietário da empresa é o candidato a vereador Dudu Gonzaga”. Conforme consta no Boletim de Ocorrência, Waliston alega ainda que Custódio o tem perseguido há cerca de três meses, sem motivos aparentes, trazendo-lhe prejuízos financeiros. A Nota Fiscal da mercadoria, no valor de R$ 308,85 teria sido apresentada. Vicente Custódio foi levado à delegacia e liberado horas depois. Esta semana, o diretório municipal do PSOL encaminhou “Nota de Repúdio” à imprensa, onde condena o ocorrido. Segundo a nota, “o candidato foi alvo de uma ação truculenta da Polícia Militar”.

Conflito entre candidatos

O caso é um desdobramento de conflito previamente divulgado, quando foi realizada denúncia junto ao Ministério Público de Ouro Preto, cujo principal acusador é o candidato Vicente Custódio. De acordo com Vicente, o candidato Dudu Gonzaga estaria realizando acordos com motivos eleitoreiros, como descrito em matéria divulgada na edição 1011 de O LIBERAL.

O promotor eleitoral da Comarca de Ouro Preto, Flávio Jordão Hamacher, diz que as diligências em torno da denúncia estão bastante adiantadas. Ele destaca que “a Representação dando conta de que o candidato a vereador Dudu Gonzaga estaria construindo o vestiário em troca de voto foi feita pessoalmente pelos candidatos a prefeito, Vicente Custódio e Gleiser Boroni, os quais alegaram que tomaram conhecimento do fato por meio de denúncia anônima”. Eles entraram com o pedido de investigação, na data de 30 de agosto, mesmo dia em que apresentaram o caso ao O LIBERAL. A Representação teve como signatárias as coligações “Compromisso e Juventude com a Força do Povo”, de Dr. Dimas, e “Todos por Ouro Preto. Ouro Preto por Todos”, de José Leandro. Segundo o promotor, ainda não há um desfecho, e as investigações seguem até as próximas semanas. “Ouvimos os envolvidos, a exemplo das pessoas que teriam tido conhecimento do fato e que foram apontadas na Representação; já a Prefeitura de Ouro Preto e o Iphan foram oficiados a fim de comprovarmos a autorização da obra. Nas próximas semanas, as investigações terminam e, como consequência, encerraremos o caso ou impetraremos ação junto à justiça eleitoral para a tomada das medidas cabíveis”, afirma.

Diretoria do Esporte Clube Água Limpa esclarece denúncia

Em entrevista à reportagem do O LIBERAL, o presidente do Clube dos Veteranos da Água Limpa rebateu as acusações de candidatos e coligações envolvendo o time: “Nosso vestiário está sendo construído de forma regular e legal. O que precisamos, na verdade, são de propostas e plataformas concretas para o desporto ouro-pretano”, afirmou.

Com as obras de implantação do Complexo Esportivo do bairro da Água Limpa, a Prefeitura de Ouro Preto cedeu, em condição temporária, o espaço onde é hoje o campo do Esporte Clube Água Limpa (ECAL), nas proximidades da antiga Febem. As partidas de futebol dominicais do Esporte Clube Água Limpa são uma tradição desde a fundação do mais conhecido “time dos veteranos da Água Limpa”. Em 2008, quando houve a concessão do espaço, as diretorias do clube assumiram compromissos com melhorias no local, a fim de deixá-lo em condições para os jogos e melhor receber familiares e público também do Cabeças, Veloso, Rosário, São Cristóvão, entre outros bairros da cidade.

À reportagem do O LIBERAL, o presidente Carlos Pedrosa, que está à frente da equipe há um ano e oito meses, garante que uma dessas melhorias é a construção de vestiário para os atletas, em andamento desde a metade deste ano, conseguido graças a recursos financeiros provenientes da venda de bilhetes de rifa, que tiveram como premiação uma TV LCD 32”. Segundo ele, arrecadou-se, com a iniciativa, um valor líquido de R$ 3,6 mil, que estão sendo revertidos na obra. “O vestiário vem sendo feito normalmente, sem interrupções e, principalmente, de forma regular e legal. Não há acordo com candidato algum para viabilizá-lo. Como uma agremiação tradicional e séria, que busca se desenvolver e que quer o melhor para o esporte, o time dos veteranos estará sim disposto a ouvir todo e qualquer candidato que pense realmente no desenvolvimento desse segmento. O que precisamos, na verdade, são de propostas e plataformas concretas para o desporto ouro-pretano, e não de denúncias infundadas”.

Em depoimento à Promotoria, a diretoria do Esporte Clube Água Limpa também teria confirmado a lisura da obra. “Apresentamos todos os documentos que comprovaram sua legalidade. Hoje, nosso time busca se desenvolver por meio de contribuições mensais dos jogadores, que são direcionadas a custeio em geral, como pagamento de árbitros, bola, uniforme, etc.”, diz o presidente, que complementa: “Não vamos deixar que os 30 anos de história dos Veteranos da Água Limpa sejam maculados”.

No dia 2 de outubro, o Esporte Clube Água Limpa (ECAL) comemorou 30 anos, com confraternização entre jogadores, familiares e público. Os jogos às manhãs de domingo, seguidos de resenhas, reuniões e integração são uma tradição mantida por diversas gerações, a exemplo das famílias Bittencourt, Cambeba e Bicalho. O presidente de honra, Israel José de Lima, é um dos que participam desde a fundação. A primeira ata do time realizou-se em campo que era localizado próximo a UPA. Com diretoria eleita bienalmente, conforme determina estatuto, o ECAL conta hoje com 45 jogadores acima de 40 anos, e busca se expandir com a construção de uma sede própria e implantação de novas categorias, para receber jogadores de outras faixas etárias.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook