Candidatos a prefeito ficam frente a frente em debate público e educativo

Ouro Preto,
05 de Outubro de 2012

Mobilização da imprensa permite a organização e difusão de debate eleitoral calcado, essencialmente, em propostas de governo

Os cinco postulantes à Prefeitura para o mandato 2013-2016 marcaram presença no debate realizado pela imprensa local na noite de quinta-feira, 27, no auditório do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – campus Ouro Preto. O desafio da conquista de coração e mentes do eleitor se somou à cobertura e à transmissão em tempo real pelos veículos de comunicação, bem como ao regulamento e conjunto de regras que foram definidas previamente com as respectivas coligações. O objetivo foi garantir o caráter educativo e propositivo do encontro, que contou com seis rodadas, distribuídas entre a manifestação livre dos candidatos, perguntas da imprensa e questionamentos diretos entre os candidatos. Eles se apresentaram de acordo com sorteio prévio. Já os temas foram sorteados na hora.

Ao final, todos os candidatos elogiaram a iniciativa e a destacaram como um momento no contexto democrático e histórico das eleições ouro-pretanas. Integraram a Comissão Organizadora o jornal O LIBERAL, Rádio Itatiaia Ouro Preto, Rádio Província FM, Rádio Real FM, Rádio Sideral, Rádio UFOP Educativa, TV Inconfidentes, TV UFOP e com o apoio do portal Ouro Preto e Jornal Voz Ativa. A mediação ficou a cargo do jornalista Rondon Marques. “Acho que conseguimos assegurar um debate de alto nível. A população com certeza terá um melhor parâmetro na escolha do voto”, avalia um dos promotores, Chico Daher, da TV UFOP. Segundo ele, “a proposta agora será estender tal iniciativa à discussão de outras temáticas importantes para a comunidade, com os veículos de comunicação à frente, e contribuindo enquanto imprensa cidadã”.

Propostas - Os temas debatidos foram: Administração, Governo e Serviços Públicos; Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Planejamento; Obras e Planejamento Urbano; Educação, Cultura e Patrimônio; Turismo; Saúde; Agricultura e Pecuária; Meio Ambiente; Defesa Civil e Assistência Social; e Esporte e Lazer. Entre as plataformas apresentadas pelo candidato da coligação “Ouro Preto de Cara Nova”, Gleiser Boroni, estiveram a moralidade na administração e o compromisso com o cumprimento de seu plano de governo. “Nosso projeto está em plena sintonia com o combate à corrupção e ao desvio de recursos públicos, queremos uma administração municipal mais transparente e ética. Caso eleitos, cumpriremos os 97 compromissos de nosso plano de governo, como a implantação do meio-passe para os estudantes, o passe-livre para os idosos partir de 60 anos, a não cobrança da água aos moradores, investimento na agricultura familiar e no agronegócio, Parque de Exposições e aplicação correta do orçamento de 22 milhões ao mês previsto para a próxima gestão”.

Vicente Custódio falou que sua “candidatura pelo PSOL, legenda fundada em junho de 2004, representa um marco histórico para política a cidade. Vivemos uma primavera diferente, onde o PSOL propõe um compromisso com a transparência, ética e o social. A corrupção e a falta de gestão e vontade política prejudicam sobremaneira o ouro-pretano; nossa cidade só será melhor para o turista quando for prioritariamente melhor para sua própria população. Outro compromisso nosso é com a educação de qualidade, investiremos com muita seriedade na implantação de cursos pré-universitários para aumentar o ingresso dos jovens na Universidade; melhoraremos a segurança da BR-356, no trecho que corta o centro de cachoeira do Campo por meio da duplicação da via. Não podemos ser levados pela mentira; votemos com consciência no domingo”.

José Leandro Filho (PSDB) assumiu desafios com a “melhora das condições de vida da população, sobretudo daquelas dependentes do SUS; novas empresas e oportunidades de trabalho; saneamento básico, vila olímpica e centro de eventos e lazer; incremento do turismo para que ele verdadeiramente ele se torne uma indústria”. Em seu eventual governo, disse que fará da “Santa Casa um hospital referência no atendimento aos usuários do sistema público; centralizaremos a Prefeitura a fim de melhorar o atendimento ao usuário e mais qualidade de vida para população rural”. Ele prometeu “piso salarial de dois salários mínimos aos servidores e de três salários aos professores da rede municipal de ensino”.

Com o discurso da renovação e da continuidade das conquistas da atual gestão, Júlio Pimenta (PPS) garantiu que, se eleito, adotará um modelo de gestão eficiente, transparente e moderno, e dará uma atenção especial ao servidor público municipal. “O servidor é o pilar e espelho da administração, por isso vamos manter e ampliar os benefícios conquistados, bem como superar todos os índices de reajuste atrelados à inflação, mantendo um diálogo constante com os servidores. Nossas secretarias serão interligadas, com metas e objetivos”. Para o meio ambiente, citou “a criação da usina de reciclagem de lixo na Rancharia, incentivando e melhorando a coleta seletiva de lixo, de a forma a possibilitar mais empregos e renda aos catadores; melhoraremos as estradas vicinais e os acessos de Ouro Preto e tornaremos 24h a UPA de Cachoeira do Campo”.

Entres as propostas apresentadas por Dr Dimas (PR) estava o “modelo de administração ao lado do povo, por meio da “participação popular na elaboração das políticas públicas e na eficácia de execução do Orçamento Participativo; vamos desenvolver Ouro Preto com o apoio de toda a sociedade, que tem nos recebido muito bem por onde passamos; implantaremos o Programa Minha Casa Minha Vida, escola pública e saúde básica de qualidade; maior transparência com os gastos públicos, mais atenção primária e secundária; redução da mortalidade infantil; Igeo (Instituto Geotécnico para prevenção de desastres naturais); cursos profissionalizantes e solucionaremos a falta de água. Investiremos na melhoria do receptivo e sinalização turísticos, visando aperfeiçoar a ‘porta de entrada’ do município, o atendimento dos guias de turismo, agências locais, além de garantia de melhores estradas de acesso. Queremos uma cidade progressista, fraterna e digna para se viver”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook