Canoístas da Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ passaram por Itabirito

Itabirito,
02 de Junho de 2017

Os canoístas que integram a Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ encerraram a passagem por Itabirito, na última terça-feira (30/05), com a chegada no meio da tarde ao Parque Ecológico. Para marcar a importância da expedição em prol da preservação do Rio das Velhas, o Parque foi palco de uma série de atividades durante todo o dia.

O prefeito Alex Salvador participou da solenidade de abertura e falou dos trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em prol da preservação do rio Itabirito. Ele citou como exemplos a atuação do Subcomitê da Bacia do Rio Itabirito, as campanhas e as atividades fiscalizadoras realizadas pelos fiscais ambientais da Prefeitura.

Segundo ele, a preservação da água é tão levada a sério, que o município tem 70% de todo o esgoto tratado e tem a meta de tentar chegar a 100% até o fim do mandato. O prefeito elogiou também a iniciativa da Expedição. “Esse ato é muito importante para disseminar entre os mais jovens a consciência sobre a importância da preservação de nossos rios e do meio ambiente”, disse Alex.

Para marcar a passagem da Expedição, cerca de 400 estudantes de várias escolas do município participaram de uma série de atividades durante todo o dia no Parque Ecológico. Houve apresentação de estandes, distribuição de material ecológico, bate papo com especialistas em meio ambiente e apresentação de bandas.

As alunas Esther Xavier e Laríssa Raquel gostaram muito do evento, pois aprenderam coisas novas sobre os rios Itabirito e das Velhas como, por exemplo, a variedade de peixes existentes, inclusive a piranha. “É muito bom sair da sala de aula e aprender na prática como nossos rios são importantes e por que devemos preservá-los”, afirmou Esther.

O analista Ambiental da Vale, Márcio Sampaio, teve opinião semelhante ao ressaltar a importância de conscientizar as gerações mais novas sobre a preservação dos rios. “A Expedição é uma ótima oportunidade para se compartilhar experiência com vários setores sobre as causas ambientais”, disse.

O ponto alto do evento foi a chegada no Parque dos canoístas Elias Nogueira, Erick San George e Ronald de Carvalho Guerra. Eles falaram da importância da Expedição para mapear a situação do rio e a qualidade de suas águas e disseram estar muito otimistas com o futuro. “Não podemos perder a esperança, pois o rio está bonito, menos poluído e Itabirito está dando exemplo ao tratar seu esgoto”, finalizou Ronald.

Expedição

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e o Projeto Manuelzão estão realizando, na Semana Nacional do Meio Ambiente, no período de 28 de maio a 04 de junho, a Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’, que percorre o rio, da nascente em Ouro Preto, até Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O ponto inicial do percurso aconteceu no dia (28/05) no Parque Natural Municipal das Andorinhas, onde é localizada a nascente do rio. De lá, a expedição seguiu para o distrito de São Bartolomeu, onde há uma comunidade ribeirinha banhada pelas águas do Velhas, e depois Acuruí, Itabirito, Rio Acima, Raposos, Sabará e será finalizado, após 7 dias de expedição, na “ponte velha”, localizada em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A iniciativa tem como objetivo demonstrar a situação da qualidade das águas e vitalidade do Rio das Velhas, ameaçada por ações da mineração e outras atividades que colocam em risco a segurança hídrica, elaborando, ao final, um diagnóstico do Alto da Bacia do Rio das Velhas.

A Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ é uma realização do CBH Rio das Velhas e do Projeto Manuelzão com a parceria da Agência Peixe, Copasa e apoio das prefeituras municipais de Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Raposos, Nova Lima e Belo Horizonte.

Canoístas da Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ passaram por ItabiritoCanoístas da Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ passaram por Itabirito
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook