Capela de Santo Antônio, em Engenho D’Água, é reaberta após restauração

Ouro Preto,
25 de Dezembro de 2012

A comunidade de Engenho D’Água, no distrito ouro-pretano de Glaura, celebrou no último final de semana a reabertura da Capela de Santo Antônio, que foi integralmente restaurada. Inventariada pela Prefeitura de Ouro Preto como bem histórico, a Capela data de meados do século XIX. A iniciativa para a intervenção partiu da própria população distrital.

Com recursos liberados pelo Conselho dos Direitos Difusos do Estado de Minas Gerais, a restauração ficou em aproximadamente R$150 mil. A obra estava sob responsabilidade do Conselho da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré e da Associação de Moradores de Engenho D’Água, com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto.

O prefeito Angelo Oswaldo parabenizou os envolvidos na restauração e exaltou a ação conjunta como exemplo a ser seguido pela comunidade ouro-pretana. “Houve um grande esforço com a soma de várias contribuições, inclusive do Governo do Estado, através de um programa especial de ação comunitária, e conseguimos, assim, a restauração da Capela de Santo Antônio”.

A professora Maria Agripina Neves, estudiosa da história de Engenho D’Água, fez o levantamento de dados importantes no processo de restauração da Capela, e o Conselho Comunitário de Engenho D’água viabilizou a iniciativa.

O prefeito lembrou ainda que, seguindo essa mesma linha, com o mesmo tipo de projetos e de recursos vindos de órgãos estaduais e da comunidade, está sendo restaurada a Igreja das Mercês, em São Bartolomeu.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook