Capitão da Polícia Militar de Itabirito esclarece sobre a segurança da cidade

Itabirito,
20 de Maio de 2014

A pedido do vereador Leo do Social, Capitão Gláucio destacou o trabalho da PM no município

A reunião da Câmara de Itabirito da segunda-feira (12) contou com a participação especial do Capitão da Polícia Militar, Glaucio Sigaud, que destacou o trabalho da PM no município. A presença do Capitão foi uma solicitação do vereador Leo do Social, com o objetivo de esclarecer as ações promovidas pela PM na segurança da população. Além do Capitão, moradores também participaram da reunião. A moradora do bairro Monte Sinai, Janaina Gurgel, participou da Tribuna Livre e pediu ao Capitão Gláucio uma atenção maior não só dos policiais, mas também da Guarda Municipal, nos horários de saída das escolas. “Venho aqui hoje como cidadã, reivindicar segurança para nossas vidas, mas principalmente como parte da direção da escola Engenheiro Queiroz Júnior. Há 15 dias uma menina de 12 anos foi atropelada na faixa de pedestre. Os carros pararam, mas a moto não, e acabou acertando a criança, que até hoje não pode voltar a escola devido aos ferimentos”, destacou. Segundo a moradora, a localização da escola, que está na principal via de acesso à cidade, tem sido uma grande preocupação face à grande quantidade de veículos que transitam a todo momento. Janaina pediu, ainda, atenção da PM para com o bairro Dona Luizinha, no qual reside. Segundo ela as residências têm sido invadidas frequentemente.

Em resposta o Capitão destacou as dificuldades do trabalho da polícia no município. “Nós temos tirado água de pedra. A equipe é reduzida, a tecnologia limitada assim como a estrutura logística, mas mesmo com números desfavoráveis, a gente verifica que nós estamos bem se comparados com outras localidades, mas não esquecendo que a referência tem que ser a nossa cidade”, ressaltou.

Questionado sobre os roubos às residências nos bairros Monte Sinai e Dona Luizinha, o Capitão sugeriu como uma ajuda imediata o Programa Rede de Vizinhos Protegidos. “Nós já estamos terminando de implantar essa Rede no bairro Novo Itabirito, com o vereador Max Fortes, que foi quem solicitou pra gente, e tem dado muito certo”.

No Programa, a população é orientada pela Polícia Militar a se auto proteger e fiscalizar com um vizinho colaborando com o outro, para que consiga-se criar dificuldades e até mesmo zerar as condições de um arrombamento na residência.

“Nós não temos condições de estar permanentemente em todas as ruas, mas nós tentamos criar corredores de segurança, pontos base, locais de maior incidência para tentar combater o crime”, finaliza o Capitão.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook