Caps ad celebra em arraiá 10 anos de cuidados com a saúde mental

Ouro Preto,
13 de Julho de 2018

Com um lindo arraiá, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps ad) comemorou, na quarta-feira (04) dez anos de cuidados com a saúde mental de pessoas com necessidades recorrentes do uso de álcool e drogas. Usuários, familiares, monitores e equipe de saúde reunidos numa celebração cheia de descontração com música, comidas típicas, quadrilha com direito a ‘casamento na roça’ até brincadeiras com prendas produzidas pelos usuários nas oficinas ofertadas pela unidade.

A unidade representa a principal estratégia de atenção à saúde relacionada ao consumo de substâncias psicoativas e conta com uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo, além de monitores de oficinas.

O Caps ad funciona de segunda a sexta, de 8 às 17 horas, com atividades que incluem café da manhã, thai chi chuan, yoga, horta, jardinagem, oficina de artes, terapias em grupo e individuais. Fátima Carvalho, monitora de oficina, afirma que além das oficinas internas, a unidade busca levar os usuários para participar de oficinas externas e exposições para eles possam ocupar os espaços públicos.

Cerca de 35 pessoas participam diariamente das atividades do Caps ad que trabalha com o serviço de portas abertas por demanda espontânea, sem necessidade de encaminhamento. “Aqui, eles não são obrigados a vir e a gente sempre tem a casa cheia porque é um lugar que eles se sentem bem”, afirma a coordenadora Tassiana de Oliveira, que comemora os 10 anos da unidade. “A nossa principal conquista é estarmos dentro da comunidade, onde as pessoas que estão passando por tratamento ficam com a família e não excluídas. Assim, a gente consegue resgatar a autonomia e trabalhar a reinserção social”, explica.

Caps ad celebra em arraiá 10 anos de cuidados com a saúde mental
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook