Caps Adulto de Itabirito comemora sete anos

Itabirito,
20 de Maio de 2014

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps Adulto) completou sete anos de atendimentos à população no dia 7 de maio. A data foi comemorada com muita festa pelos pacientes, familiares e funcionários.

O serviço de saúde mental começou a ser implantado em Itabirito no fim da década de 80, quando o atendimento psicológico passou a ser oferecido aos usuários do SUS.

No início da década de 90, o município disponibilizou o serviço de psiquiatria, a partir daí, a população pôde contar, priorizando os portadores de sofrimento ou transtorno mental, com atendimento em psiquiatria e psicologia. No dia 7 de maio de 2007 o órgão teve seu credenciamento realizado junto ao Ministério da Saúde.

Ao longo dos anos novas especialidades foram oferecidas com o objetivo de atender um número maior de demandas. Entres esses serviços estão enfermagem, terapia ocupacional e serviço social. Desta forma, Itabirito passou a contar com uma grande equipe de profissionais que se colocava à disposição do público infantojuvenil e adulto para atendimento ambulatorial.

O funcionamento do órgão

O Caps Adulto realiza plantão técnico durante todo o horário de funcionamento, acolhendo novos pacientes. Diariamente são realizadas também reuniões clínicas para discussão de casos atendidos. O Centro de Atendimento conta também com o serviço de “Permanência Dia”, onde os pacientes psiquiátricos, por indicação do próprio psiquiatra, após consulta e avaliação, passam o dia sob orientação de um projeto terapêutico. Os pacientes que ficam durante o dia no Caps, permanecem no local de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas modalidades intensiva (diariamente) semi-intensiva (duas a três vezes por semana) e não intensiva (uma vez por semana).

O Caps funciona de segunda a sexta das 08 às 18h. Trabalham no local cinco psiquiatras, quatro psicólogos, um assistente social, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem, duas terapeutas ocupacionais, uma monitora, uma farmacêutica, duas auxiliares de farmácia, duas recepcionistas, dois vigias, uma artesã e duas auxiliares de serviços gerais.

Além do Caps Adulto, o Serviço de Saúde Mental em Itabirito conta ainda com atendimento voltado ao público infantojuvenil (Caps infantil).

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook