CAPS aguarda credenciamento do Ministério da Saúde

Mariana,
11 de Junho de 2012

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Mariana está em processo de credenciamento pelo Ministério da Saúde para integrar a rede de CAPS nacional e, assim, receber ajuda financeira para a manutenção das suas atividades. Para isso, foi necessária a adequação do espaço físico do local que, hoje, funciona à Rua 16 de julho, Centro. Em reunião da CIB/Comissão Intergestora Bipartite Microrregional, no dia 11 deste mês, deliberou-se a favor do credenciamento.

A tentativa de credenciar o CAPS do município é antiga. Em 2002, durante a Conferência Municipal da Saúde Mental, foram indicadas as deliberações com as modificações necessárias para a implementação do CAPS. No entanto, até o início deste ano, o espaço físico destinado ao CAPS impedia a liberação.

O atual endereço do CAPS foi planejado a fim de atender as exigências do Ministério da Saúde e, hoje, corresponde às demandas dos pacientes, já que oferece um espaço aberto adequado, enfermaria com equipe técnica e posto e estrutura para atendimento emergencial. Por isso, a última vistoria da Vigilância Sanitária e Referência Técnica em Saúde resultou em relatórios favoráveis ao cadastramento. A planta do prédio atual do CAPS já foi enviada aos órgãos estadual e federal para integrar o processo e viabilizar a liberação. Quando aprovado, o credenciamento prevê uma verba de R$ 28.305,00 mensais para as atividades do CAPS, que passa a ser referência no atendimento psicossocial.

O CAPS atende pacientes com sofrimento mental grave, pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, numa forma substitutiva ao hospital psiquiátrico.

CAPS aguarda credenciamento do Ministério da SaúdeCAPS aguarda credenciamento do Ministério da SaúdeCAPS aguarda credenciamento do Ministério da Saúde
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook