Carnaval 2012 é festa garantida em Ouro Preto

Ouro Preto,
24 de Janeiro de 2012

Em função das conseqüências das chuvas, Prefeitura e Escolas de Samba acertam readequações no formato do carnaval e mantém o tradicional desfile da Praça Tiradentes

A Prefeitura de Ouro Preto e representantes das agremiações carnavalescas se reuniram com a imprensa na segunda-feira, 16, a fim de inteirar a população sobre os preparativos para o carnaval 2012, cuja festa estaria ameaçada devido às conseqüências das chuvas. Mas as escolas invadirão a Praça Tiradentes mais uma vez, mantendo uma tradição de 1957. Desta vez o formato será mais tímido em relação aos anos anteriores, já que os quesitos a serem avaliados serão bateria, samba-enredo, mestre-sala, porta-bandeira e rainha da bateria. A festa também está garantida com os blocos tradicionais, shows gratuitos no Centro de Convenções, os espaços culturais, festa nos distritos e o foco na diversidade, resgate dos antigos carnavais e valorização cultural.

Com o tema “Vem prá rua brincar também”, o carnaval 2012 contará com os desfiles das escolas do Grupo Especial – Império do Morro Santana, União Recreativa do Santa Cruz, Inconfidência Mineira (Esim), Unidos do Padre Faria e Acadêmicos de São Cristóvão e Imperial, retornando depois de 5 anos, e as escola mirim Chapéu Tolado. “Não podemos deixar o carnaval de Ouro Preto perder a sua força”, aponta o presidente da Liga das Escolas de Samba (Lesop), Carlos Roberto Pedro, o Beto.

Segundo o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Chiquinho de Assis, a proposta é fazer um carnaval em torno da solidariedade e preservando-se sua essência. “As próprias escolas de samba propuseram um carnaval mais solidário e em formato reduzido, até porque muitos carnavalescos foram afetados pelas chuvas. Assim, o carnaval se mantém enquanto expressão cultural e vetor de geração de renda aos artistas locais e incremento à indústria do turismo”, afirma. Ainda de acordo com o secretário, cerca de R$ 300 mil serão repassados e divididos entre as escolas de samba por meio da gestão da Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto, a Adop, além do patrocínio da Ambev, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, estimando-se R$ 1milhão na preparação e organização dos festejos. “É um investimento muito importante, mesmo com as ações de reconstrução da cidade que não serão impactadas”, diz o secretário.

O prefeito Angelo Oswaldo destaca que o calendário cultural de Ouro Preto segue normalmente. “O sítio histórico de Ouro Preto sofreu muito pouco com as chuvas, o que realmente houve foi um abalo no sítio urbano. A cidade agora volta à normalidade e demonstra a importância socioeconômica do turismo, já com o carnaval provando o dinamismo da população, sempre pronta a receber visitantes do mundo inteiro” frisa. O Carnaval de Ouro Preto é um dos mais animados do Brasil, pela força de uma tradição que remonta a 1867, com o Clube dos Lacaios de Ouro Preto abrindo os grandes desfiles do Zé Pereira nas ladeiras da cidade.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook